PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pesquisar
Close this search box.

Pesquisa: 59% dos brasileiros acreditam que maioria da população é racista

Pesquisa do Instituto Datafolha ouviu 2.004 pessoas acima de 16 anos em 113 municípios brasileiros
Imagem mostra brasileiros atravessando uma faixa de pedestre.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

20 de novembro de 2024

Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada na última terça-feira (19), véspera do Dia da Consciência Negra, revela que 59% dos brasileiros acreditam que a maioria da população é racista.

Segundo o estudo – que entrevistou 2.004 pessoas com mais de 16 anos em 113 municípios – outros 30% dos brasileiros consideram que uma menor parte da população é racista, enquanto 5% acreditam que toda a população é e 4% que ninguém no país é racista. Outros 2% não souberam responder.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O Datafolha também constatou que 56% dos pretos, 17% dos pardos e 7% dos brancos afirmaram já terem sofrido racismo em algum momento de suas vidas.

Percepção sobre aumento do racismo

Os entrevistados também foram questionados se os casos de racismo aumentaram nos últimos anos. Nesse sentido, 45% avaliaram que sim, enquanto 35% consideraram que a situação está igual. Outros 20% disseram que o racismo diminuiu.

Com 54%, as pessoas autodeclaradas como pretas são as que têm a maior percepção de que a discriminação racial cresceu nos últimos anos. Entre os pardos, 47%, e entre os brancos, 37%.

Registros de crimes raciais aumentam 968% no últimos 4 anos em SP

Conforme noticiado pela Alma Preta, levantamento da Ouvidoria das Polícias de São Paulo, divulgado na segunda-feira (18), mostrou que o estado paulista teve uma alta de 968,5% nos crimes raciais registrados nos últimos quatro anos. O documento foi baseado em dados extraídos dos boletins de ocorrência de 2020 a 2023.

No ano passado, os crimes mais recorrentes foram os relacionados a etnia e cor, totalizando 26,4% dos boletins de ocorrência. Ainda nesse período foram registrados mais de 4,6 mil casos, dos quais 80% ocorreram na capital e na região metropolitana. 

O documento destaca a capital como local de maior concentração dos crimes raciais registrados no estado entre 2022 e setembro de 2023, com 944 ocorrências (69%). 

  • Redação

    A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano