A agressão ocorreu no último sábado (6) na Estação da Luz, no centro de São Paulo. Um vídeo, gravado por um usuário do metrô e divulgado pela vereadora Luana Alves (PSOL – SP), denuncia o momento no qual uma mulher é abordada violentamente por um agente da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMSP).
Na gravação, vemos uma mulher sozinha, caída no chão, tentando argumentar com o PM, que grita com ela. Em dado momento, ele desfere um tapa no rosto da vítima, que estava rendida. “Abaixa a mão para mim”, gritou o policial antes de acertar a mulher.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
“Acabei de ser agredida aqui por aquele policial, sem necessidade nenhuma”, diz a vítima no vídeo. O policial em questão sai andando e vai embora após o ataque.
Em resposta à Alma Preta Jornalismo, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informa que o agente do vídeo já foi afastado da corporação e que foi instaurado um inquérito para investigação do caso.
“A Secretaria da Segurança Pública lamenta o ocorrido e esclarece que o policial envolvido na ocorrência foi identificado e afastado. A Polícia Militar instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar as circunstâncias dos fatos.”, diz nota da SSP.