Um dos projetos para a expansão do metrô de São Paulo é a construção da Linha 6-Laranja que irá integrar 15 estações, desde o Centro à Brasilândia, na Zona Norte da capital. O início das obras, que estava previsto para começar em 2010, só teve início efetivamente em 2015, e desde então enfrenta imprevistos que atrasam a sua execução. Um dos imprevistos aconteceu em junho deste ano durante as escavações para a futura estação do bairro Bela Vista/Bixiga, localizado na região central.
Vestígios do Quilombo da Saracura, que deu origem à região, foram encontrados durantes as escavações, o que acarretou na paralisação das obras. Mas já houve retomada após o encaminhamento dos objetos para o acervo do Centro de Arqueologia de São Paulo, por determinação do Iphan. Contudo, a descoberta deste sítio arqueológico e a retirada da quadra da Escola de Samba Vai-Vai, uma das mais tradicionais da cidade de São Paulo, para a execução das obras do metrô, tem mobilizado o movimento negro e parte da população da região para reivindicar que o passado negro não seja mais uma vez apagado.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A Mobilização Estação Saracura/Vai-Vai revindica que a nova estação de metrô receba o nome em homanagem ao passado negro da região e também abrigue um memorial com os achados arqueológicos para preservar este legado. Para o movimento, Saracura Vai-Vai deve ser o nome da estação que é oficialmente chamada de 14-Bis. Em entrevista à Alma Preta Jornalismo representantes do grupo, especialistas e moradores da região falam sobre a importância desta reparação histórica e as ações que estão sendo feitas.
Confira abaixo a reportagem completa e inscreva em nosso canal!
Leia também: Metrô investiga vestígios do Quilombo Saracura no Bixiga