Pesquisar
Close this search box.

Programa busca mentores voluntários para acelerar negócios de afroempreendedores

Iniciativa quer criar uma proximidade entre empreendedores e mentores para gerar um ambiente de circulação de conhecimentos e potencializar os efeitos positivos para todos os envolvidos

Texto: Redação | Imagem: Katerina Holme/Pexels

afroempreendedores

17 de março de 2021

A Rede Brasil Afroempreendedor (Reafro) está com inscrições abertas de voluntários para o MentPreta, programa de mentoria para negócios liderados por afroempreendedores na cidade de São Paulo e no Rio de Janeiro. O objetivo é criar uma proximidade entre empreendedores negros e seus mentores a fim de gerar um ambiente de circulação de conhecimentos e potencializar ainda mais os efeitos positivos para todos os envolvidos.

A iniciativa nasceu para valorizar pessoas e promover diálogos voltados para escuta e acolhimento a partir da pesquisa e da compreensão das estruturas do afroempreendedorismo, além da urgência em manter um canal de comunicação que vá além da formalidade. Entre as ações previstas estão uma mentoria em grupo e um desafio para afroempreendedores.

A mentoria em grupo será online para respeitar as medidas de segurança da pandemia e deve reunir 200 pessoas em 48 encontros com total de 136 horas. Já o desafio compreende que cada mentor(a) desenvolverá mecanismos empresariais práticos para os afroempreendedores dentro do prazo de uma semana. Todas as tarefas serão avaliadas para compor uma tabela de pontuação e premiações, que podem variar de acordo com o empenho de cada mentorado.

Segundo o vice-presidente da Reafro, Daniel Lira, que coordena o MentPreta, a participação dos mentores voluntários irá contribuir com a diversidade de conhecimentos sobre os temas abordados. “A seleção prevê a participação de pessoas das diversas regiões do país e permitirá, a estas(es) voluntárias(os), terem acesso a ferramentas e metodologias aplicadas no cenário do afroempreendedorismo”, destaca.

O programa faz parte do Plano de Trabalho do Projeto Afronegócios Virando a Onda, em parceria com o UnitedHealth Group (Amil) e consiste em cooperar para o fortalecimento, crescimento e visibilidade de 200 afroempreendedoras(es) negras e negros dos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. Para se inscrever, acesse o site da Reafro.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano