O Ministério da Igualdade Racial (MIR), em parceria com o Ministério do Esporte (MESP), lançou a pesquisa pública “Racismo nos Esportes”. A iniciativa busca compreender o cenário atual do racismo e da injúria racial no esporte brasileiro, a partir das contribuições de torcedores, especialistas, atletas e representantes da sociedade civil.
Com as informações coletadas, o governo pretende quantificar a ocorrência de casos de racismo e injúria racial no contexto esportivo, além de analisar os impactos psicológicos, sociais e profissionais sobre as vítimas e fortalecer ações de prevenção.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou a importância da atuação conjunta.
“Precisamos pensar junto com torcedores, pesquisadores, esportistas e todas as pessoas que possam contribuir para um jogo justo, sem racismo em campo ou fora dele”, defendeu em comunicado à imprensa.
A parceria prevê a produção e análise de dados para a criação e gestão de políticas públicas eficazes contra o racismo no esporte, além do desenvolvimento de campanhas que promovam um ambiente esportivo mais inclusivo. A pesquisa integra a meta 1 do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o MIR e o MESP.
A participação é aberta ao público de todo o país. Segundo o MIR, a plataforma utilizada para a consulta garante a segurança das informações e o anonimato dos respondentes.
A pesquisa ficará disponível até o dia 19 de dezembro e os resultados devem ser divulgados nos primeiros meses de 2026 no site do ministério.