PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

SP: roda de conversa aberta ao público debate justiça racial e socioambiental 

Evento visa promover reflexões sobre a justiça racial como elemento central e indispensável para a construção da justiça socioambiental
Registro da Marcha das Mulheres Negras, em Brasília.

Registro da Marcha das Mulheres Negras, em Brasília.

— Marcello Casal Jr/Agência Brasil

21 de novembro de 2024

Nesta sexta-feira (22), a ONG Ação Educativa, localizada na região central de São Paulo (SP), promove uma roda de conversa com o tema “Nós somos o Começo, o Meio e o Começo: justiça racial como fundamento da justiça socioambiental”. O bate-papo, aberto ao público e gratuito, visa promover reflexões sobre a justiça racial como elemento central e indispensável para a construção da justiça socioambiental.

Além disso, a atividade busca inspirar o público, especialmente os jovens participantes, ao destacar como as trajetórias, experiências e desafios enfrentados pelos convidados/as podem oferecer caminhos concretos e transformadores. Essa troca de perspectivas visa fortalecer a compreensão de que as lutas por justiça racial e socioambiental são interseccionais e fundamentais para um futuro mais sustentável.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

“A programação chama atenção para o fato de que o racismo ambiental se manifesta não apenas nos territórios periféricos e historicamente negros, mas também em áreas onde a presença negra é reduzida, tornando-se, assim, desiguais e hostis para essa população”, destaca Juliane Cintra, coordenadora de Projetos Especiais e uma das curadoras da programação.

A fim de contribuir com reflexões e apontamentos acerca dos temas apresentados, uma série de especialistas irão marcar presença na roda, tais como: Luiz Marques, professor livre docente aposentado e colaborador do Departamento de História do IFCH, Unicamp; Ana Laura, coordenadora da Rede Emancipa e Emancipa Axé, coodeputada do Movimento Pretas; Lorena Fadi Gonçalves da Rocha,coordenadora do Movimento Negro Evangélico em São Paulo e Articuladora Regional pelo MNE Brasil, entre outros.

A roda de conversa ocorrerá na sede da Ação Educativa, localizada na Rua General Jardim, 660, Vila Buarque, São Paulo (SP). O local é sujeito à lotação.

Confira a programação completa para o evento

Início da Atividade

15h30 – Abertura e Apresentação

Primeiro Ciclo de Discussão

15h35 – Intervenções

16h20 – Debate com o Público

Intervalo

16h50 – Pausa para o público e convidados

Segundo Ciclo de Discussão

17h00 – Intervenções

17h45 – Debate com o Público

Encerramento

18h15 – Fechamento da Atividade

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano