Um estudo realizado pelo Jevy Cidades, em parceria com o movimento Tarifa Zero RJ, analisou o impacto econômico da implementação do transporte público gratuito durante o Carnaval do Rio de Janeiro.
A pesquisa estima que o financiamento da medida exigiria um investimento de aproximadamente R$ 38 milhões, o que representa menos de 1% do impacto econômico gerado pelo Carnaval do Rio, que movimenta mais de R$ 5 bilhões na economia da cidade.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Segundo os dados levantados, o custo da passagem representa um obstáculo para milhares de foliões, especialmente para moradores de áreas periféricas. Muitos deixam de participar dos eventos carnavalescos devido à dificuldade financeira para arcar com o transporte.
O estudo indica que a gratuidade aumentaria o número de participantes e favorece tanto os ambulantes que dependem da festa para gerar renda como os setores de turismo e comércio.
Além do impacto econômico, a pesquisa aponta que a Tarifa Zero reduziria superlotações em transportes alternativos e desestimularia deslocamentos de risco, como caminhadas noturnas por longas distâncias. A experiência de outras cidades que adotaram medidas semelhantes em grandes eventos demonstrou melhora na mobilidade urbana e na segurança pública.
Apoio político
A pauta ganhou força na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) com a deputada estadual Dani Monteiro (PSOL-RJ), que protocolou uma indicação ao governador Cláudio Castro (PL) para garantir a gratuidade nos transportes durante o Carnaval. A parlamentar também apresentou o Projeto de Lei (PL) 4673/2025, que propõe a Tarifa Zero em datas de megaeventos no estado.
Na ocasião, a deputada também ressaltou que a tarifa zero é essencial para garantir um direito básico à população, principalmente no Carnaval, quando as ruas se tornam espaços de cultura, trabalho, economia e encontros de multidões.
“Não podemos permitir que a falta de transporte exclua as pessoas, ainda mais as mais vulneráveis, dessa festa popular e de suma importância para diversos setores do estado”, destacou Dani Monteiro.
O movimento Tarifa Zero RJ já coletou mais de 4.500 assinaturas no manifesto “Folia Sem Catracas” e conta com o apoio de parlamentares, especialmente da bancada do PSOL.