O centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) promoverá uma imersão com o intuito de impulsionar o debate sobre Educação, Equidade e Democracia na sociedade nos dias 24, 25 e 26 de setembro no Sesc Pinheiros, em São Paulo. As inscrições para o encontro devem ser realizadas no site do CEERT.
O evento levará em conta temas importantes como a participação política da juventude negra, a construção de um sistema judiciário antirracista, a equidade racial no trabalho e a educação antirracista como prática pedagógica e de gestão.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A programação inclui oficinas, paineis e rodas de conversa com lideranças negras, empresas, instituições e sociedade civil. O objetivo é discutir o protagonismo da população negra na defesa da democracia e na construção de um Brasil futuro.
No espaço, educadores poderão trocar experiência sobre suas práticas pedagógicas e sobre o campo de desenvolvimento de uma gestão escolar antirracista. Os profissionais também serão incentivados a construir relações com instituições, organizações e representantes da sociedade civil.
Além do encontro, será realizado o Prêmio Educar com Equidade Racial e de Gênero, que visa identificar, apoiar e dar visibilidade às iniciativas pedagógicas e de gestão, desenvolvidas por corpo docente e de gestores, em todos os níveis de ensino, nas cinco regiões do país, que buscam a equidade racial e de gênero na Educação Básica.
A premiação visa identificar, apoiar e disseminar práticas pedagógicas e de gestão escolar antirracistas em todo o Brasil. No encontro, profissionais da educação e interessados em geral poderão ter contato com uma série de ações exitosas no eixo da equidade racial e de gênero, colhidas em todo território nacional.
Entre os nomes confirmados para participar estão Nilma Lino Gomes, primeira mulher negra a ocupar o cargo mais importante de uma universidade federal no Brasil, como reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) e a escritora e ativista Cida Bento, autora do livro “O Pacto da Branquitude“.
Durante a iniciativa, serão compartilhadas 16 pesquisas e práticas premiadas nas categorias Práticas de docentes e Gestão de escolas. As pessoas premiadas receberão aporte financeiro, materiais didáticos, formação docente e equipamentos para a escola. As práticas finalistas e premiadas serão organizadas em uma publicação de referência em educação antirracista.
Para conferir a programação completa, acesse o site oficial do evento.