A Praça do Campo Grande, em Salvador, foi palco na última sexta-feira (1º) da 10ª edição do Afro Fashion Day (AFD), o maior evento de moda negra da Bahia, que marca o início das celebrações do Novembro Negro. Sob o tema “Música – Resgatando Raízes e Elevando Vozes: a Música que Ecoa Histórias e Inspira o Futuro”, o evento homenageou a rica tradição musical da Bahia e estreitou os laços entre moda e cultura afro-brasileira. A Alma Preta foi à capital baiana acompanhar o evento.
Com uma programação iniciada às 11h, o AFD trouxe uma variedade de atividades, incluindo a Feira da Sé, oficinas culturais e apresentações musicais, que culminaram no desfile às 19h. Este ano, o desfile foi dividido em três blocos temáticos — Ancestralidade, Festiva e Contemporânea — proporcionando uma experiência visual e sonora.
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Segundo o jornal Correio, organizador do evento desde sua criação em 2015, o AFD 2024 foi o maior já realizado, com um palco ampliado e a participação de mais de 70 modelos que apresentaram criações de cerca de 40 marcas de estilistas baianos. Além de celebrar os seus dez anos, o evento ainda prestou tributo ao bloco Ilê Aiyê, o bloco afro mais antigo do país que completou 50 anos nesta sexta-feira (1º).
A trilha sonora do desfile ficou por conta de Rafa Chagas e Quabales Banda, que embalaram as passarelas com músicas clássicas do repertório afro-baiano, abrangendo estilos como samba reggae e Ijexá. A cantora e atriz Larissa Luz, grande destaque da noite, fechou o desfile com uma homenagem a Elza Soares, apresentando a canção “A Carne” e, em seguida, animou o público com seu próprio repertório.
Espaço para afroempreendedores baianos
Além do desfile, o evento, patrocinado pela Avon e pela Bracell, ofereceu espaço para cerca de 50 afroempreendedores, que expuseram seus produtos em segmentos variados como moda, artesanato, decoração e gastronomia. A Feira da Sé, iniciativa do governo estadual e voltada para a valorização de criadores negros, possibilitou a esses empreendedores mostrar suas obras e compartilhar suas histórias.
Os participantes da Feira da Sé também promoveram uma série de oficinas culturais, incluindo turbantes, pintura afro, tranças e origami. O público infantil pôde desfrutar de uma contação de histórias com a escritora Celina Bezerra, que apresentou seu livro “Charles, a Estrela Autista”, abordando inclusão e representatividade.
Beleza negra destacada por patrocinadores
Patrocinado pela Avon e pela Bracell, o evento trouxe interatividade para o público. A Avon, que participou pela primeira vez como patrocinadora oficial, foi responsável pela maquiagem dos modelos e montou um estande interativo para o público. Segundo representantes da marca, a ação faz parte de seu posicionamento antirracista e de democratizar o acesso ao universo da beleza.
“Estamos comprometidos em garantir que todas as mulheres se sintam representadas e confortáveis em sua própria pele, e estar no Afro Fashion Day é uma oportunidade incrível para celebrar essa diversidade”, destaca Andrea Echeverri, diretora de Maquiagem da Avon Brasil. “Acreditamos que a beleza deve ser uma expressão autêntica de quem somos, e nosso portfólio reflete essa missão de inclusão e empoderamento”, complementa.