“Olhar tu até pode, só não pode encostar”. O trecho da canção já diz o que a artista pernambucana UANA quer falar em sua nova fase de trabalho. Retratando a autonomia da mulher preta e o poder de controle sobre suas ações e decisões, a cantora aposta em novo single, intitulado “Pirraça”. Com cenas gravadas no Morro da Conceição, periferia da Zona Norte do Recife, a produção conta com videoclipe com equipe majoritariamente negra.
“O hit possui na ambiguidade das palavras a sua brincadeira. Apesar de em muitas composições, a figura feminina está sempre sendo subjugada e objetificada pelo homem, em Pirraça, a protagonista feminina tem total controle sobre suas ações e decisões, e é ela quem estabelece os limites do jogo”, pontua a artista.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Para a nova era, UANA trabalha com o subgênero do Brega – ritmo aclamado e bastante reproduzido no seu estado de origem – com influências contemporâneas, com beats mais eletrônicos e com elementos do funk carioca, o bregafunk. O ritmo é uma das expressões musicais mais consumidas no estado e no país nos últimos anos, e que faz parte de um conjunto de signos que constituem toda uma cultura afrolatina, emergida da periferia pernambucana.
Atualmente o gênero faz parte de uma pesquisa estética, visual e musical da cantora e compositora UANA, que vem repaginando e construindo novas perspectivas e trazendo novos elementos para sua carreira. A sensualidade, a malícia e os jogos de sedução são temáticas comuns no universo da cultura do bregafunk, e se fazem presentes em seu mais novo trabalho.
Leia também: ‘Trajada’: Mc Soffia lança clipe com ritmo, diversidade de corpos e gêneros
A faixa foi lançada juntamente com um videoclipe, dirigido pela cantora junto ao artista visual Thiago das Mercês, que narra uma situação de paquera entre duas pessoas que se encontram recorrentemente em festinhas pela Região Metropolitana de Recife.
“Pirraça” é resultado da parceria da artista com o produtor musical WR no Beat, figura carimbada em parceria com nomes em ascensão e já famosos na cena do bregafunk produzido em Pernambuco.
“Achei muito interessante quando vi Uana nos stories de um amigo. Logo procurei saber mais da artista que a princípio me chamou muito atenção por sua originalidade e por impor o nosso sotaque em tudo o que ela fazia”, conta o produtor. A proposta veio em seguida, com o pedido de uma música que unisse as referências dos universos musicais de cada um, resultando no single, conta WR.
Destaque para o figurino, criado pelo sêlo ‘Quero Rit’, das designers Maria Gabrielly Dantas e Julia Mattos, feito todo de “upcycling” – técnica de reaprobeitamento de materiais, como tecidos e acessórios.
Para conferir, “Pirraça” já está disponível em todas as plataformas digitais e o clipe já está no ar. Assista: