PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Brasil sediará conferência de teologia negra com lideranças de 3 continentes

Evento em São Paulo reúne teólogos e ativistas para debater justiça racial no cristianismo protestante; inscrições estão abertas
Estátua do arcebispo sul-africano Desmond Tutu.

Estátua do arcebispo sul-africano Desmond Tutu.

— Gianluigi Guercia/AFP

29 de março de 2025

Após duas décadas, o Brasil receberá novamente uma conferência internacional de teologia negra. A Conferência Enegrecer reunirá teólogos, pensadores e lideranças religiosas do Brasil, das Américas e do continente africano para discutir a resistência negra no protestantismo e os desafios do cristianismo diante das desigualdades raciais. O evento ocorrerá entre os dias 18 e 21 de junho de 2025, na Igreja Batista de Água Branca, em São Paulo.

Promovida pelo Movimento Negro Evangélico do Brasil, a conferência discutirá a resistência negra na tradição protestante e os desafios do cristianismo diante das desigualdades raciais. Estão programadas palestras, oficinas e mesas de debate com participação de teólogos e ativistas do Brasil e do exterior.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O evento contará com representantes de Angola, Estados Unidos, Colômbia, África do Sul e Cuba. Entre os nomes confirmados estão Bronson Eliott e Tiffany Roberts, da Igreja Batista Ebenezer, ligada ao legado de Martin Luther King; René August, reverenda sul-africana que atuou ao lado do arcebispo Desmond Tutu na luta contra o Apartheid; e Maricel Mena Lopez, afro-colombiana e primeira mulher negra a obter um doutorado em teologia na América Latina.

Objetivos da conferência

O evento visa articular uma teologia comprometida com a justiça racial e social, promovendo debates sobre a negritude na tradição cristã e o papel das igrejas na luta contra o racismo. Para Jackson Augusto, coordenador nacional do Movimento Negro Evangélico, a conferência reforça o compromisso da comunidade evangélica negra com uma espiritualidade libertadora e crítica.

Além disso, Augusto reitera que a conferência busca fortalecer a identidade negra dentro das igrejas e ampliar o compromisso do cristianismo com a justiça racial. O evento pretende impulsionar a produção acadêmica e pastoral a partir de uma perspectiva negra e periférica.

“As igrejas precisam compreender que a negritude também é um direito nosso. Falar contra o racismo e defender a justiça racial deve ser um compromisso radical do evangelho de Jesus”, afirma.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial do Movimento Negro Evangélico. 

Serviço

Conferência Enegrecer – Negritudes para a Igreja do Amanhã

Quando: 18 a 21 de junho

Onde: Igreja Batista de Água Branca, São Paulo – R. Gustav Willi Borghoff, 480 – Barra Funda, São Paulo (SP)

Inscrições: Gratuitas, abertas até 18 de junho de 2025 no link

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano