PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Centro de Artes da Maré recebe mostra de danças com expressões corporais do Rio de Janeiro

Os membros do coletivo DeBonde, no Rio de Janeiro

Foto: Divulgação/@artevianaa

26 de outubro de 2024

De 25 a 27 de outubro, o Centro de Artes da Maré, na Nova Holanda, Zona Norte do Rio de Janeiro, recebe uma mostra gratuita com trabalhos coreográficos de artistas de diferentes partes da capital fluminense. Além das apresentações, o evento realizará conversas sobre as obras.

Durante os três dias, o evento terá trechos de oito criações contemporâneas, entre elas obras aclamadas. Indicado ao Prêmio Shell de Teatro deste ano, “Noite das Estrelas”, trabalho do coletivo Entidade Maré de 2023, abre o evento celebrando artistas da região.

Entre os convidados, estão as bailarinas e coreógrafas Laura Samy e Maria Alice Poppe, com a obra “Cravo”; a diretora de teatro e atriz Denise Stutz com seu comovente solo “DeCor”; e o trabalho “Iyamesan”, de Luna Leal, que reúne nove multiartistas mulheres para tratar de questões cotidianas que mexem com os corpos negros femininos.

A mostra também recebe Carolina Repetto, ex-bailarina da companhia de Lia Rodrigues, com o solo “Sei que o mistério subsiste para além das águas”; o coletivo DeBonde, formado por artistas periféricos, com “Debandada”; Bellas da Silveira com a performance “Mulambo”, inspirada na pomba gira Maria Mulambo; Aline Valentim, do grupo Rio Maracatu e da Cia. Babalakina de Dança Negra, com “Vozes de nós”.

Após as apresentações, haverá um bate-papo com os convidados e o público, mediado pelos artistas da dança Ricardo Xavier, Teagá Vieira e Mayara Assis.

Centro de Arte da Maré é referência local de cultura

Aberto desde 2009, o Centro de Artes da Maré é um equipamento de difusão das artes e da cultura para os moradores da região, atraindo pessoas de diferentes lugares da cidade e de outros países. O equipamento abriga a Escola Livre de Dança da Maré, uma parceria com a coreógrafa Lia Rodrigues, colaboradora na criação e concepção do espaço. Além da Escola Livre de Dança da Maré, são ofertados ao público, de forma gratuita, espetáculos de dança e teatro, aulas, oficinas, exposições, rodas de conversa, mostras musicais, além de movimentos artísticos, culturais e sócio-políticos.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Confira abaixo a agenda da mostra:

Dia 25: apresentações das 19h às 20h e roda de conversa das 20h às 21h30

  • “Noite das Estrelas” – Entidade Maré
  • “Sei Que O Mistério Subsiste Para Além Das Águas” – Carolina Repetto
  • “Iyamesan” – Luna Leal
  • Bate-papo com mediação de Ricardo Xavier

Dia 26: Apresentações das 18h às 19h e roda de conversa das 19h às 20h30

  • “Debandada” – DeBonde
  • “Mulambo” – Bellas da Silveira
  • “DeCor” – Denise Stutz
  • Bate-papo com mediação de Teagá Vieira

Dia 27: Apresentações das 18h às 19h e roda de conversa das 19h às 20h30

  • “Cravo” – Laura Sammy e Alice Poppe
  • “Vozes de Nós” – Aline Valentim
  • Bate-papo com mediação de Mayara Assis

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano