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Chivas Venture celebra trajetória de três mulheres negras empreendedoras

O evento, que contou com a participação da atriz Taís Araújo, aconteceu neste domingo (24), em São Paulo; além da artista, o Chivas Venture dispôs da co-criação de Regina Ferreira, CEO da agência Hutu, Diva Green, CEO da Ori Cabelos e Miria Alves, CEO do projeto Todas Podem Mixar

Imagem mostra mulheres negras que foram destaque na edição 2022 do Chivas Venture Day.

Imagem mostra mulheres negras que foram destaque na edição 2022 do Chivas Venture Day.

— Imagem: Isabel Praxedes/Alma Preta Jornalismo

26 de julho de 2022

Neste domingo (24), em São Paulo, aconteceu o Chivas Venture. O evento foi realizado pela Chivas Regal, tradicional marca de blended whisky escocês, e celebrou o projeto realizado por três mulheres negras empreendedoras: Regina Ferreira, CEO da agência de casting Hutu, exclusivamente focada em modelos negros; Diva Green, hairstylist, CEO da Ori Cabelos e especialista em produção de perucas e adornos autorais; e Miria Alves, DJ e CEO do projeto TPM – Todas Podem Mixar. Com o suporte de Taís Araújo, elas e Chivas se uniram para co-criar um evento – o Venture Day – que busca mostrar o potencial criativo dos seus negócios.

O evento foi a realização da etapa prática do processo de mentoria, que teve a participação de nomes como Nina Silva, Samantha Almeida e Dilma Campos. Além delas, o projeto contou com a criação e participação de Taís Araújo. Durante o evento, a atriz e empresária explicou o porquê do foco em promover mulheres negras: “Nos baseamos na afirmação da Angela Davis: você estrutura a sociedade quando investe em mulheres negras. Então resolvemos mexer na base dessa pirâmide”.

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Durante o processo, as mulheres puderam ter contato com estes nomes e receber orientações e informações sobre como alavancar os seus negócios. Para Diva Green, o projeto é um marco em sua carreira porque estar com mulheres potentes auxiliou para que ela fizesse seu trabalho acontecer. “É o primeiro desfile autoral que eu estou desenvolvendo e em parceria com mulheres incríveis, que me estimularam. Para mim está sendo um momento de colocar para fora um sonho e de realizar para fora algo que eu realmente queria há muito tempo”, relata a CEO da Ori Cabelos.

Chivas Venture 2022 celebrou projetos de mulheres negras empreendedorasCréditos: Isabel Praxedes/Alma Preta Jornalismo

Em outro nicho dessa colaboração, Regina Ferreira participou dos processos de mentoria e representou a sua agência de casting, a Hutu. A organização é focada exclusivamente em modelos negros, uma das pioneiras no País. Ela conta que a mentoria foi importante pois lhe deu perspectivas de mulheres negras que já passaram pelo que ela passa. “A minha expectativa é que o meu negócio alcance muito mais pessoas e que as marcas possam perceber o quão importante é ter pessoas mulheres negras em lugares de liderança e em posição de liderança dentro das empresas”.

O processo também contou com a participação de Miria Alves. O projeto da empresária é a primeira escola de DJs exclusivamente voltada ao público feminino. Ela afirma que a mentoria fez ela perceber que o projeto dela pode ir além do impacto social. “Ele também pode ser um projeto de impacto tecnológico e financeiro, e tem me ajudado a enxergar outros lugares onde eu possa levar música”.

O evento aconteceu na Chivas House of Success – casa exclusiva que irá proporcionar experiências imersivas de arte e música ao longo do mês – e o happening colaborativo, em que cada uma utilizou de suas habilidades, com o objetivo de inspirar outras mulheres, agitou o público presente.

Chivas Venture 2022 celebrou projetos de mulheres negras empreendedorasCréditos: Isabel Praxedes/Alma Preta Jornalismo

Além do happening e a roda de conversa com Taís Araújo, houve Talk com Nina Silva, CEO e criadora do movimento Black Money, que também compôs a equipe de mentoras. Em entrevista com a equipe da Alma Preta Jornalismo, ela reafirmou a importância desse trabalho em rede, de falar que o sucesso não é de uma ou nem de duas pessoas, mas sim quando todas vão juntas. “Para mim foi extremamente importante participar de todo esse conteúdo, de me conectar com as meninas e em um trabalho de continuidade para que a movimentação coletiva realmente tenha o lugar do saber e não simplesmente o lugar individual, mas o saber coletivo”.

O evento deste domingo foi mais uma edição do Chivas Venture. De acordo com a marca, esse projeto de co-criação teve como objetivo empoderar e celebrar a mulher empreendedora, mostrando seu potencial criativo e convidando outras mulheres a fazerem parte dessa rede. Além da mentoria, Chivas também forneceu um plano de longo prazo, incluindo orientação e financiamento, para continuar apoiando essas mulheres em seus negócios.

Leia também: Bekoo Das Pretas: movimento busca divertir e capacitar pessoas negras

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