O compositor e multiartista Muato está em destaque no cenário do Teatro, recebendo duas indicações ao 34º Prêmio Shell de Teatro, na categoria música. Reconhecido por sua criatividade e sofisticação, Muato assinou cinco trabalhos de direção musical para teatro em 2023.
O músico, responsável por dois dos quatro trabalhos indicados ao prêmio, comemora em nota para a imprensa as indicações como um impulso energético para seus próximos projetos. Entre suas produções, destacam-se “Chega de Saudade!” e “Pelada – A Hora da Gaymada”, sendo esta última uma produção em parceria com o Complexo Negra Palavra, grupo do qual fez parte desde 2019.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Em “Pelada – A Hora da Gaymada”, a peça aborda de maneira única o cruzamento entre a clássica pelada heterossexual e a “gaymada” (adaptação do tradicional “jogo de queimado” pela população LGBTQIAPN+ periférica), oferecendo uma comédia suburbana que explora a disputa pelo uso do Campo do Furão, localizado em Olaria, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O trabalho representa a afinidade de Muato com a linguagem teatral e destaca a precisão do grupo Complexo Negra Palavra em executar o trabalho de percussão corporal.
Já em “Chega de Saudade!”, Muato, que também atua no espetáculo, ficcionaliza personagens, biografias e memórias da Bossa Nova nas décadas de 1950 e 1960, apresentando uma versão com elenco composto apenas por atrizes e atores negros. Segundo o artista, o desafio foi romper os padrões do gênero musical, usando a estética da Bossa Nova para expressar uma ideia política.
Oriundo de Vila Isabel, bairro do subúrbio carioca, o artista iniciou sua trajetória no estudo da música de concerto e expandiu sua atuação para diversas frentes e expressões artísticas. Muato acumula prêmios, como o Awards Deutscher Rock & Pop Preis, na Europa, e o prêmio APTR.
Além de seu trabalho no teatro, Muato também é cantor e compositor, sendo o criador do projeto “AfroLove Songs ou A Canção Urbana de Amor Política”. O projeto de música urbana deu origem ao festival “Afrolove” e o “Muato Sessions”, que promove shows itinerantes e colaborações com diversos artistas.