Texto: Thamyra de Araújo / Edição de Imagem: Pedro Borges
Já está no ar o documentário ‘Quem São os Makers da Favela?’, parte do processo de pesquisa e aprendizado da Residência em Mídia e Tecnologia: Favelado 2.0 – Construindo Gambiarras para o Futuro. A residência de duas semanas, no Complexo do Alemão, debateu temas como criatividade, inovação, maker, gambiarra, criação na (da) favela.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O objetivo do documentário é repensar de onde vem os conceitos? Quem criam? Para quem são? E para quem serve? Criar e inovar no cotidiano são a ferramenta de resiliência e experimentação do pobre, preto e favelado. O documentário surge dessa indagação buscando, por isso, se apropriar e disputar o termo Maker, Do-It-Yourself ou Faça- Você – Mesmo, mostrando que o morador de favela sempre fez por ele mesmo, ele é maker e já faz isso há muito tempo. Fica então a pergunta, porque continuam debatendo criatividade, inovação, cultura maker, sem pobre?
A residência: Favelado 2.0: Construindo Gambiarras para o Futuro faz parte do projeto GatoMÍDIA, patrocinado pela Fundação Via Varejo e pelo Common Action Forum (CAF), que no mês de março hospedou uma residência em Mídia e Tecnologia com rodas de convivências nos seguintes temas: fotografia 2.0, roteiro para programa no youtube, construção de texto criativo, ativismo na web, cobertura colaborativa, social mídia, criatividade 2.0, fanzine 2.0, hackeando o facebook, elaboração de projetos e empreendimento de ideias.
As rodas livres foram ministradas por uma equipe de favelados inseridos na cultura de rede e que desenvolvem projetos autorais em plataformas digitais. Entre os convidados estava: João Lima, jornalista e fotodocumentarista, Mayara Donaria, Conselheira da Juventude do Rio de Janeiro, Marcelo Magano, ator e comediante, Raull Santiago mídia ativista e integrante do Coletivo Papo, Thamyra Thâmara, jornalista e idealizadora do projeto GatoMÍDIA, Daiene Mendes, criadora do FaveLê, Lana Souza, Coletivo Papo Reto, Enderson Araujo, criador do coletivo Mídia Periférica e membro do Conselho Curador da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), Carla Siccos, editora do jornal virtual CDD Acontece, Ana Cipriano, criadora do PPG Informativo – Jornal Virtual do Pavão Pavãozinho e Cantagalo e Lucas Pelegrineti, design e animador.
Sobre o GatoMÍDIA: O GatoMÍDIA é um projeto de convivência e aprendizado em novas mídias para jovens de espaços populares, que existe desde 2013 no Complexo do Alemão, tendo como objetivo estimular que jovens e negros possam produzir sua própria comunicação, possibilitando diferentes narrativas, visibilidade e oportunidades. Conheça mais: http://migre.me/sS0KG
Sobre a Fundação Via Varejo: A Fundação Via Varejo é o braço responsável pelos investimentos da Via Varejo em ações que incentivam e promovem o desenvolvimento de colaboradores e também da sociedade. São três os pilares que estruturam as atividades incentivadas pela Fundação: Social, Cultural e Esportivo. Conheça mais: http://migre.me/sT8ac
Sobre o Common Action Forum: O Commun Action Forum (CAF) é uma fundação internacional sem fins lucrativos com sede em Madrid, Espanha, em 2015. CAF funciona como uma rede global que reúnem proeminentes e especialistas de diversas origens, incluindo academia, política, mídia, sociedade civil e cultura emergente. Uma fundação internacional que visa moldar soluções alternativas para os problemas sociais e políticos e as desigualdades econômicas, a fim de fortalecer a cidadania.
Conheça mais: http://migre.me/sT8n2