PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Duquesa apresenta ‘Fuso’, single que abre projeto previsto para 2025

Com 176 milhões de streams no álbum Taurus, Vol. 2 e um ano de muitas conquistas, cantora já desenha seu próximo ano
A cantora baiana Duquesa.

Foto: Divulgação/@juliojusto

15 de dezembro de 2024

“Eu sou tudo isso mesmo que você está vendo”, diz a Duquesa em seu novo single, intitulado de “Fuso”. Após um 2024 arrebatador, com seu álbum” “Taurus, Vol. 2” alcançando mais de 176 milhões de streams e o reconhecimento em premiações nacionais e internacionais, a cantora não para o processo criativo.

A nova música foi lançada em 13 de dezembro pela produtora Boogie Naipe, renomada por seu trabalho com nomes como Mano Brown e Racionais MC’s. O lançamento vem acompanhado de um clipe, no qual retrata a artista e suas amigas divertindo-se em um galpão fechado, com alguns carros, em um ambiente de adrenalina, e já está disponível no YouTube.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A letra reflete suas viagens internacionais aos Estados Unidos, onde foi indicada ao prêmio BET Awards como “Melhor Novo Artista Internacional”, e à França, onde se apresentou no evento Je M’appelle Brazil, durante a Semana de Moda.

“O que mais me impactou, além do entusiasmo de viajar, foi a questão do fuso horário, que me deixou completamente desnorteada. Foi uma experiência marcante”, explica Duquesa.

Nos versos da letra, além de falar da diferença de horários, a cantora transmite, de forma ácida e contundente, o momento de destaque que vive atualmente, que a permitiu passar por experiências únicas e receber reconhecimento.

Duquesa chama atenção do público por entregar rimas sérias, com pitadas de ironia e diversão. É nesse tom que a artista fala sobre sua crescente visibilidade em 2024.

“Eu realmente fui muito ácida em algumas rimas, falando sobre como eu movimentei a cena e como foi ter me tornado grande dentro do meu trabalho. Minha equipe cresceu, minha agenda, meus compromissos. Vocês vão achar ruim, mas eu vou falar. Me permito ser a vilã, nesse sentido. Agora eu reconheço o tamanho da artista que sou, e por isso eu aprendi a me impor. Não estou sendo egocêntrica, estou exigindo direitos que são meus”, comenta.

A música traz graves e metais no beat e reforça a potência da letra. Ela foi produzida por Go Dassisti, uma das principais parcerias da artista. E também ganhou um videoclipe, dirigido por Ryan Monotoshi.

No registro audiovisual, o cenário é um galpão fechado, onde o som dos motores ao acelerar cria uma atmosfera de velocidade e adrenalina. O ambiente é marcado por luzes baixas e cores vibrantes, refletindo a intensidade do momento. Duquesa se diverte em carros potentes, com manobras ousadas em um clima de descontração. 

Duquesa vem de Feira de Santana, na Bahia e é uma das artistas de maior relevância na cena urbana atual. Mesmo sendo fora do eixo “Rio-São Paulo”, ela afirma ter conseguido abrir espaço no mercado para suas músicas.

“Quando eu falo ‘Duquesa bandida que te bate lento’, é no sentido de que eu nunca vou mostrar todo o meu potencial de vez. Meu progresso é gradual e ele está chegando em lugares inimagináveis. Eu tive que ‘roubar’ muitas situações para mim porque sou uma artista mulher e negra de fora do eixo, do interior da Bahia. Não tive facilidades, eu tive que fazer a minha oportunidade e roubar a atenção das pessoas”, diz a cantora. 

Vivendo a melhor fase de sua carreira, agora a artista da Boogie Naipe gera expectativa com relação ao novo projeto, que será lançado no primeiro semestre de 2025. Enquanto isso, ela segue com agenda de shows pelo país, com a turnê Taurus. 

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Redação

    A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano