PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Escolas de samba do Rio apresentam ao público os enredos do Carnaval 2025

A "Noite dos Enredos", que acontece no dia 30 de agosto, visa aproximar ainda mais os foliões das agremiações do Grupo Especial
Desfile da escola de samba Beija-Flor, do Grupo Especial do carnaval carioca, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Na próxima sexta-feira (30), as escolas de samba do Grupo Especial apresentam ao público os enredos do Carnaval 2025.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

19 de agosto de 2024

O Carnaval 2025 promete uma novidade que aproximará ainda mais os foliões das escolas de samba do Grupo Especial. No dia 30 de agosto, a partir das 20h, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) realizará a Noite dos Enredos na Cidade do Samba, localizada na região portuária da capital fluminense. O evento será aberto ao público mediante a doação de um quilo de alimento não perecível.

Gabriel David, presidente da Liesa, destacou a importância do evento. “O enredo é parte fundamental de um desfile de escola de samba. É importante que, cada vez mais cedo, o público se aproxime dessas histórias que serão representadas na avenida. Será uma noite de muita cultura e confraternização entre os sambistas e foliões”, afirmou em nota.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A programação da “Noite dos Enredos” inclui uma apresentação do Cacique de Ramos, bloco tradicional conhecido por sua famosa roda de samba, que revelou talentos como Zeca Pagodinho, Jovelina Pérola Negra, Almir Guineto e Arlindo Cruz.

Com todas as escolas de samba já com os temas definidos, o Rio Carnaval 2025 contará com uma variedade de enredos, desde homenagens a personalidades até histórias afro-brasileiras e criações lúdicas. As agremiações terão um tempo definido para transmitir ao público a mensagem de cada Carnaval, seja por meio da dança, do teatro ou do próprio samba.

Nove das 12 agremiações do grupo especial irão destacar pessoas e cultura negra do Brasil em seus enredos, que serão apresentados nos desfiles dos dias 2, 3 e 4 de março, com a apresentação das campeãs no dia 8. 

Entre os destaques, a Mangueira levará ao sambódromo o enredo “À Flor da Terra – No Rio da Negritude entre Dores e Paixões”, enquanto a campeã do carnaval carioca, Viradouro, contará a história de Malunguinho, uma liderança quilombola. Já a Portela homenageará Milton Nascimento com seu tema do próximo ano.

Serviço

Noite dos Enredos

Quando: 30 de agosto (sexta-feira)

Horário: a partir das 19h

Onde: Cidade do Samba – Rua Rivadávia Correa, 60 – Gamboa

Entrada: 1kg de alimento não perecível

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano