PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Espetáculo inspirado em mitologias africanas estreia em espaço cultural virtual

“Meus Cabelos de Baobá” estreou na sexta-feira (13) no Teatro WeDo!; Musical estará disponível em plataforma online até 17 de setembro e pode ser assistido uma única vez pelo espectador

Texto: Redação | Imagem: Divulgação/Cyntia Sales

Imagem de divulgação. Na foto, uma mulher negra centralizada no palco em trajes africanos, parte do espetáculo

15 de agosto de 2021

Inspirado no caráter cíclico das mitologias africanas e costurado por textos da poeta Conceição Evaristo, o espetáculo Meus Cabelos de Baobá, do Rio de Janeiro, estreia dia 13 de agosto, sexta-feira, às 18h, no Teatro WeDo!, espaço cultural que alia cultura e tecnologia.

Com Fernanda Dias, Beá e Ana Paula Black e direção de Vilma Melo, Meus Cabelos de Baobá se desenvolve em torno de diálogos da Rainha Dandaluanda com o Baobá, árvore milenar de origem africana, que a ensina sobre os valores africanos e desperta sua autoestima, sua beleza singular, sua força ancestral e sua identidade negra.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A atriz e bailarina Fernanda Dias, que concebeu a peça em uma viagem ao Senegal, há anos idealizava um espetáculo que mostrasse de uma forma poética o universo feminino negro e as estéticas negras brasileiras e africanas. Com trilha musical tocada e cantada ao vivo, o espetáculo se desenvolve em torno de Dandaluanda.

Ao se deparar com episódios nevrálgicos na infância, a menina fantasia um diálogo com um Baobá e é correspondida. A magia que emana da árvore invade a cena e faz com que a mulher Dandaluanda, também alimentada pela sua ancestralidade, valorize sua identidade negra e se torne rainha. Como um Sankofa, pássaro que retorna ao passado para ressignificar o presente e construir o futuro, Dandaluanda desperta para uma nova vida. Primeiro, como menina; em seguida como mulher e finalmente como rainha.

Teatro WeDo!

Inaugurado em fevereiro de 2021 é o primeiro teatro virtual e imersivo em 360º da América Latina e o primeiro espaço da área cultural homologado pela plataforma Sympla. Com mais de 40 mil acessos, 15 mil espectadores distribuídos por 23 estados brasileiros e 13 países e a realização de três festivais teatrais e 13 espetáculos, o teatro já recebeu peças de grandes nomes do teatro brasileiro, como Zé Celso, Irene Ravache, Pedro Granato, Silvero Pereira, Liliana Castro e Luis Lobianco.

Confira também

Benjamin de Oliveira: o precursor do teatro negro no Brasil

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano