PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Espetáculo inspirado em obra de Abdias Nascimento exalta tradição e cultura africana

Baseado no poema “Padê de Exu Libertador”, do multifacetado Abdias Nascimento, o espetáculo será apresentado nos dias 13 e 14 de dezembro em Itaguaí, no Rio de Janeiro
Espetáculo inspirado em obra de Abdias Nascimento exalta tradição e cultura africana.

Espetáculo inspirado em obra de Abdias Nascimento exalta tradição e cultura africana.

— João Maurício Bragança

7 de dezembro de 2024

Em celebração aos 110 anos de Abdias Nascimento e aos 80 anos do Teatro Experimental do Negro, o Ilê da Oxum Apará, Instituto Jair de Ogum, Instituto Cena Portuária e o Ipeafro apresentam o espetáculo “Libertador”.

Baseado no poema “Padê de Exu Libertador”, do multifacetado Abdias Nascimento, o espetáculo será apresentado nos dias 13 e 14 de dezembro em Itaguaí, no Rio de Janeiro, e explora a riqueza da mitologia africana e a cosmovisão iorubá sobre a origem do mundo físico.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A narrativa de “Libertador” é ancorada nas experiências de complementaridade e equilíbrio entre Exú e Oxalá, destacando o papel do caos na construção da ordem. O espetáculo desafia interpretações tradicionais da dualidade desses orixás, explorando suas distintas formas de expressão e a profundidade simbólica de seus significados.

A direção é assinada por Gatto Larsen, com roteiro e atuação de Thiago Viana e trilha sonora de Sergio Araujo Inácio. A identidade visual é inspirada na vida e obra de Abdias Nascimento, destacando a pintura Padê de Exu (1998) e a poesia Padê de Exu Libertador. A curadoria visual é de Fybrikollage, que imprime sua assinatura artística ao projeto.

Um espaço de celebração e legado cultural

O Ilê da Oxum Apará, localizado em Itaguaí, é um espaço sagrado dedicado às tradições das religiões de matriz africana, com foco no Candomblé. Além de ser um centro espiritual, o Ilê promove eventos culturais, cerimônias e atividades educativas, contribuindo para a preservação e valorização do legado ancestral africano no Brasil.

Antes do espetáculo, às 15h, os visitantes poderão participar de uma visita guiada ao acervo a céu aberto do Ilê, criado por Jair de Ogum. A experiência oferece um mergulho na história e nas tradições afro-brasileiras, com destaque para o simbolismo desse rico patrimônio cultural.

Serviço

Local: Ilê da Oxum Apará – Rua Carlito José da Silva, 56 – Santa Cândida – Itaguaí, RJ

13/12 (sexta-feira)
15h – Visita guiada no Ilê da Oxum Apará
17h – Gira de diálogo
18h – Espetáculo Libertador, com Thiago Viana

14/12 (sábado)
15h – Oficina de Jongo com o grupo Filhos da Marambaia
17h – Gira de diálogo
18h – Espetáculo Libertador, com Thiago Viana

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano