A brilhante trajetória do multifacetado Marco Antonio Ribas, mais conhecido por Marku Ribas (1947-2013), mineiro de Pirapora, será contada no espetáculo “Marku Musical”, que chega ao Rio de Janeiro em 8 de janeiro de 2025, para temporada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
O espetáculo explora a extensa produção que marcou o estilo característico do artista ousado e inovador no cenário da música brasileira. Ribas ficou conhecido por misturar o soul, o samba, o samba rock, jazz, funk, reisado, batuque e ritmos africanos, dando mais ritmo e riqueza cultural de sons.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
No palco, Marku Ribas será celebrado e representado pelas filhas Lira Ribas e Júlia Ribas, que assinam, respectivamente, a direção, em parceria com Ricardo Alves Jr., e a direção musical, em parceria com Marcelo Dai. Elas também estarão no palco, ao lado da mãe e esposa de Marku, Fatão Ribas.
O elenco conta, ainda, com o músico e ator Mário Broder, o músico nigeriano Ìdòwú Akínrúlí e Gabriel Mendes. O texto do espetáculo parte de uma autobiografia inédita do artista e de memórias trazidas durante os ensaios pelos familiares.
Mario Broder, cantor, compositor, multi-instrumentista carioca, dará vida ao artista nas temporadas do Rio e São Paulo.
“Estou em estado de celebração, pois representar Marku neste trabalho tão rico de referências é um muito significativo. Desde cedo, ele sabia exatamente quem ele era, a sua vocação de grande artista, aquilo que muitos demoram uma vida inteira para encontrar ou morrem procurando. E eu me vejo dessa maneira. Me reconhecendo e buscando me aperfeiçoar. Ouvir histórias de família, poder tocar o violão que a ele pertenceu… São partes do processo que a gente leva para a vida toda”, celebra Broder.
O espetáculo revisita as lutas, graças e dilemas de um dos músicos mais importantes e influentes do Brasil, inovador e que sempre buscou resgatar referências ancestrais para valorizar a cultura mesclada pela diáspora de matriz africana.
Além de reverenciar a trajetória de Marku utilizando elementos ficcionais e documentais, o espetáculo entrelaça teatro, música e cinema, baseado na autobiografia de Marku não publicada, em memórias familiares e em apreciações estéticas de seu legado e percorre a trajetória do artista em suas experiências em outros países, especialmente no Caribe, na América Central, e no continente africano.
Serviço
Temporada: 8 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025
Dias e horários: Quarta à sábado às 19h e domingo às 18h
Valor do ingresso: R$ 30 (inteira) e R$15 (meia)
Estudantes, maiores de 65 anos e Clientes Ourocard pagam meia entrada.
Ingressos adquiridos na bilheteria do CCBB ou antecipadamente pelo site.
Classificação: 12 anos
Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro I
Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro