PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

‘Favelinha na Estrada’: projeto leva espetáculo e batalhas de funk a Fortaleza

Projeto celebra a cultura periférica com "Brinco de Ouro" no Theatro José de Alencar, na capital cearense, e etapa da Disputa Nervosa Nacional no Complexo Estação das Artes
Imagem de um artista periférico em destaque. O rapaz faz parte das apresentações do Brinco de Ouro, do projeto Favelinha na Estrada.

Foto: Reprodução/Secult - CE

2 de janeiro de 2025

A cultura periférica e o funk chegam a Fortaleza em janeiro de 2025 com o projeto Favelinha na Estrada, que celebra as expressões artísticas das comunidades marginalizadas. 

A programação conta com dois eventos gratuitos: o espetáculo Brinco de Ouro no dia 17 de janeiro, às 18h, no Theatro José de Alencar, e a etapa cearense da Disputa Nervosa Nacional, no Complexo Cultural Estação das Artes, no dia 18, a partir das 17h.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A iniciativa, que já passou pelo Rio de Janeiro, percorrerá outras seis capitais: Porto Alegre, Manaus, São Paulo, Salvador, Recife e Belo Horizonte.

Ocupação cultural e representatividade

Para Kdu dos Anjos, o projeto é um convite a ocupar espaços historicamente elitizados. 

“Queremos que o artista periférico e a cultura do funk ocupem teatros e outros espaços culturais, inserindo esses corpos no mapa da produção cultural brasileira”, ressalta.

A apresentação no Theatro José de Alencar será um marco histórico, pois será a primeira atração de funk no patrimônio cultural cearense.

Espetáculo Brinco de Ouro

Dirigido por Léo Garcia, o espetáculo Brinco de Ouro apresenta sete artistas da Cia Favelinha que integram elementos afro-diaspóricos, como capoeira, samba, vogue e passinho.

Inspirado nas expressões periféricas, o espetáculo é descrito como um manifesto que celebra a resistência e a ancestralidade da cultura preta, explorando a arte como ferramenta de emancipação.

A “Disputa Nervosa Nacional” reúne dançarinos de funk de diversas regiões do Brasil, promovendo a troca cultural e a valorização dos movimentos urbanos. 

Em Fortaleza, o evento contará com a participação especial do Coletivo Baile de Favela, fundado em 2017, e conhecido por integrar danças urbanas como Twerking, Breaking e Vogue, com uma diversidade musical que inclui Rap, Trap, Soul e Funk.

A entrada para os eventos é gratuita, mediante reserva prévia no site da Sympla. Para mais informações, acompanhe as redes sociais do Centro Cultural Lá da Favelinha.

Serviço

Favelinha na Estrada – Fortaleza – Espetáculo “Brinco de Ouro”

Quando: 17 de janeiro de 2025 (sexta-feira)

Horário: às 18h

Onde: Palco Principal do Theatro José de Alencar – Rua Liberato Barroso, 525, Centro – Fortaleza (CE)

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano