PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Feira Preta comemora 18 anos de existência com mini-documentário

18 de fevereiro de 2020

Lançado pela PretaHub, filme é conduzido pela empreendedora social Adriana Barbosa, fundadora do evento

Texto: Redação | Imagem: Renato Stockler/Sebrae

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A Feira Preta, maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América Latina, chegou à maioridade em 2019. São 18 anos de fomento ao afroempreendedorismo, por meio do trabalho de Adriana Barbosa, CEO da PretaHub e fundadora do evento.

A empreendedora social de 42 anos é quem conduz o mini-documentário #FeiraPretaFaz18, lançado em fevereiro. Adriana Barbosa conta sobre as dores e delícias de quase duas décadas de trabalho na organização do evento, realizado anualmente na cidade de São Paulo, e o seu impacto para a população negra no Brasil.

“Entregamos uma festa à altura do que merece o povo preto: do espaço que escolhemos à curadoria cuidadosa para dar conta de toda a potência criativa e empreendedora de empresários, artistas, realizadores e profissionais das mais diferentes áreas de atuação. Arte, cultura, negócios inovadores, saúde e bem-estar, ludicidade para nossos pequenos e compartilhamento de saberes”, afirma a empreendedora.

O filme, produzido pela Terra Preta Produções, reúne imagens da edição que celebrou os 18 anos da Feira. O evento recebeu mais de 35 mil pessoas, com pelo menos 50 atrações e 170 empreendedores de 10 diferentes estados brasileiros, além de Gana e Senegal, conforme aponta cobertura realizada pelo Alma Preta.

Foram também mais de 300 postos de trabalho gerados na pré-produção e produção do evento e mais de R$ 1,5 milhão de circulação monetária.

A Feira Preta 2019 foi uma realização da PretaHub, com patrocínio master do Iti Itaú, copatrocínio da Academia Assaí Bons Negócios, apoio institucional de British Council, Fundação Tide Setubal, SEBRAE, Mercado Livre, Secretaria Estadual da Cultura, Memorial da América Latina e Instagram. O evento contou também com o apoio cultural de Converse, Kolene e Cavalera.​

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano