PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pesquisar
Close this search box.

Festival gastronômico do Sesc São Paulo oferece culinária de quilombo

De 15 a 27 de outubro, serão mais de 130 atividades gratuitas em todo o Estado, com bate-papos, degustação e palestras com foco na alimentação adequada e saudável
Patty Durães, uma das participantes do festival Experimenta!

Foto: Vitoria Leona

12 de outubro de 2024

Entre os dias 15 e 27 de outubro, o Sesc São Paulo realiza a 8º edição do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura. A ação propõe reflexões sobre a alimentação adequada e saudável e seus impactos na sociedade, com mais de 130 atividades em todas as unidades do Sesc, na capital, litoral e interior do estado.

É o caso da oficina “Cozinha Quilombola- Resgatando a História”, que acontece nos dias 16, 23 e 26 no Sesc Interlagos, ministrada pela renomada chef Ieda de Matos, proprietária do restaurante Casa de Ieda. Especializada na culinária da Chapada Diamantina, sua terra natal guarda uma rica história de resistência e luta pela liberdade dos quilombos durante o período colonial. Histórias como essas serão contadas por Ieda enquanto ela prepara um prato que será degustado ao final da oficina.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Também no Sesc Interlagos, nos dias 16 e 17, acontece a atividade “Banquete dos Orixás – Caruru Iorubá”, quando o gastrônomo e diretor de arte Caito Melo vai ensinar os seguintes pratos do caruru iorubá: cabeça de negro (principal base de sabor da culinária baiana), xinxim de galinha, vatapá e caruru simples.

O caruru é um dos pratos do repertório gastronômico e cultural baiano e sua origem remonta aos quilombos e terreiros de matriz afro-brasileira. Nesta oficina os participantes irão aprender que o prato, também chamado de “caruru iorubá”, “caruru de Cosme e Damião” ou “caruru completo”, vai além de uma refeição: é uma oferenda, e cada um dos preparados é uma homenagem a um Orixá diferente.

Já o Sesc Campinas oferece, no dia 25, a oficina culinária “Cozinha Quilombola: Saberes e Fazeres de Ancestralidade”, com a nutricionista Jane Glébia.

Por meio de uma mesa expositiva, composta por artefatos usados na agricultura, no extrativismo e na pesca, além de produtos locais feitos com mandioca, Jane discorre sobre as características sociodemográficas das comunidades remanescentes de quilombo de Mangabeira, Uxizal, Porto Grande, São Benedito do Vizeu – todas localizadas no Baixo Tocantins, na Amazônia Paraense.

Para as três atividades, o número de vagas é limitado. A entrega de senhas será feita no local com 30 minutos de antecedência do início da atividade.

Acesse a programação completa do Experimenta! aqui.

  • Redação

    A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano