PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Grife baiana leva artesanato de quilombo para a São Paulo Fashion Week

A coleção de acessórios confeccionada no Quilombo Pitanga de Palmares, pelas artesãs de Simões Filhos, será destaque na principal passarela de moda do país
Imagem dos irmãos Céu e Junior Rocha, estilistas da Meninos Rei, junto das artesãs do quilombo Pitanga de Palmares. Parceria entre o quilombo e a grife resultará em um desfile na São Paulo Fashion Week, nesta quarta-feira (16).

Imagem dos irmãos Céu e Junior Rocha, estilistas da Meninos Rei, junto das artesãs do quilombo Pitanga de Palmares. Parceria entre o quilombo e a grife resultará em um desfile na São Paulo Fashion Week, nesta quarta-feira (16).

— Ricardo Filho – Ascom/ Setre

16 de outubro de 2024

A grife baiana Meninos Rei apresentará suas criações na 58ª edição da São Paulo Fashion Week nesta quarta-feira (16). O destaque do desfile será a coleção de acessórios confeccionados por artesãs da comunidade quilombola Pitanga de Palmares, localizada em Simões Filho, município da Bahia.

As peças foram criadas durante o projeto Collab Artesanato da Bahia, uma iniciativa do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a OSC Comvida.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Representantes da Associação Raízes do Quilombo acompanharão o desfile de perto e poderão ver o impacto da coleção de acessórios “Axé Raízes do Quilombo”, que inclui 170 peças, como chapéus, bolsas, colares e pulseiras. As criações foram desenvolvidas ao longo de dois meses de oficinas coordenadas pelos irmãos Céu e Junior Rocha, estilistas da Meninos Rei. 

Parte da coleção ficará como acervo da grife, enquanto outra parte será comercializada pela Associação Pitanga de Palmares, gerando renda para as 25 artesãs que participaram das oficinas. 

Dona Néa Santos, artesã e secretária da Associação, que estará no desfile pela primeira vez, expressou a emoção de ver o trabalho da comunidade ser reconhecido: “Eu vejo esse momento como uma conquista, um reconhecimento. É gratificante ver que nossa luta não foi em vão durante todos esses anos, quando decidimos criar a Associação. O meu sentimento é de gratidão diante dessa oportunidade que surge agora”, disse em nota pública.

O coordenador de fomento ao artesanato da Setre, Weslen Moreira, também demonstrou expectativa. “É um momento muito especial para nós, que trabalhamos para fortalecer a política de Artesanato da Bahia, contribuindo para a expansão do processo criativo de artesãs e artesãos, oferecendo cursos de qualificação e oportunidades. Vai ser um momento único”.

Além da visibilidade no desfile, o projeto também entregou um kit de informática à Associação Pitanga de Palmares, facilitando a produção de conteúdo e a venda dos produtos no espaço digital.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano