Coordenada pelo professor da rede pública Dlaman Kobina e seu esposo, o multiartista Kyas Imani, a AMANDLA é uma iniciativa familiar criada em 2021 em Brasília, no Distrito Federal, que trabalha com pesquisa histórica, formação docente e produção de materiais pedagógicos afro-referenciados. Com mais de 15 materiais já desenvolvidos, a iniciativa oferece recursos que ensinam sobre história e cultura africana e promovem o acolhimento emocional das crianças negras, ajudando-as a desenvolver confiança, identidade e autoestima de maneira lúdica e envolvente.
Entre os temas abordados estão as realezas africanas, lideranças revolucionárias, tecidos africanos e alfabetização afro referenciada. Através de uma abordagem afetiva e educativa, os materiais da AMANDLA fortalecem as habilidades cognitivas das crianças negras enquanto fomentam um aprendizado que reforça sua identidade e história.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O mais novo projeto da AMANDLA é o livro infantil “Ayo em: Onde está minha coroa?”, com narrativa e ilustrações de Kyas Imani. A história acompanha Ayo, uma princesa negra que enfrenta emoções como medo e ansiedade ao perder sua coroa, incentivando o acolhimento emocional e a construção de uma autoestima positiva para as crianças negras.
Além do livro, o projeto também inclui um jogo da memória físico e um espaço digital interativo, com narração da história pela artista Nanda Fer Pimenta (DF) e interpretação em LIBRAS pela professora bilíngue Rosenilde Oliveira (BA). A obra também conta com orientação socioemocional para crianças, produzida pela psicóloga Andresa Rodrigues (DF), fortalecendo os laços emocionais e culturais das crianças com sua própria identidade.
Lançamento da obra
O lançamento de “Ayo em: Onde está minha coroa?” acontecerá no dia 12 de abril, às 15h, no Simbaz – Culinária Afro e Bar, em Brasília (412 Sul). O evento contará com uma sessão de autógrafos com Kyas Imani e uma roda de conversa intitulada “Como fortalecer nossa criança negra interior e as crianças negras ao nosso redor?”, com a participação de Kyas Imani, Andresa Rodrigues e Nanda Fer Pimenta, sob mediação de Dlaman Kobina.
A conversa abordará temas como autoestima, identidade e o papel fundamental da educação na construção de uma consciência racial positiva para as crianças negras.
Além disso, os participantes vivenciarão uma experiência única interagindo com os jogos da AMANDLA e aprofundando seu conhecimento sobre história e cultura africana, em um momento de aprendizado e diversão. O evento oferece a oportunidade de refletir sobre a formação emocional das crianças negras, valorizar a literatura negra infantil e contribuir para um futuro mais inclusivo e empoderado. A entrada é gratuita.