PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Iniciativa promove acolhimento emocional de crianças negras com ensino lúdico da história africana

O mais novo trabalho da AMANDLA é o lançamento do livro infantil "Ayo em: Onde está minha coroa?", que acontece em Brasília em abril
Imagem ilustrativa de ação lúdica realizada pela iniciativa AMANDLA com crianças negras.

Imagem ilustrativa de ação lúdica realizada pela iniciativa AMANDLA com crianças negras.

— Reprodução/AMANDLA

30 de março de 2025

Coordenada pelo professor da rede pública Dlaman Kobina e seu esposo, o multiartista Kyas Imani, a AMANDLA é uma iniciativa familiar criada em 2021 em Brasília, no Distrito Federal, que trabalha com pesquisa histórica, formação docente e produção de materiais pedagógicos afro-referenciados. Com mais de 15 materiais já desenvolvidos, a iniciativa oferece recursos que ensinam sobre história e cultura africana e promovem o acolhimento emocional das crianças negras, ajudando-as a desenvolver confiança, identidade e autoestima de maneira lúdica e envolvente. 

Entre os temas abordados estão as realezas africanas, lideranças revolucionárias, tecidos africanos e alfabetização afro referenciada. Através de uma abordagem afetiva e educativa, os materiais da AMANDLA fortalecem as habilidades cognitivas das crianças negras enquanto fomentam um aprendizado que reforça sua identidade e história.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O mais novo projeto da AMANDLA é o livro infantil “Ayo em: Onde está minha coroa?”, com narrativa e ilustrações de Kyas Imani. A história acompanha Ayo, uma princesa negra que enfrenta emoções como medo e ansiedade ao perder sua coroa, incentivando o acolhimento emocional e a construção de uma autoestima positiva para as crianças negras. 

Além do livro, o projeto também inclui um jogo da memória físico e um espaço digital interativo, com narração da história pela artista Nanda Fer Pimenta (DF) e interpretação em LIBRAS pela professora bilíngue Rosenilde Oliveira (BA). A obra também conta com orientação socioemocional para crianças, produzida pela psicóloga Andresa Rodrigues (DF), fortalecendo os laços emocionais e culturais das crianças com sua própria identidade. 

Lançamento da obra

O lançamento de “Ayo em: Onde está minha coroa?” acontecerá no dia 12 de abril, às 15h, no Simbaz – Culinária Afro e Bar, em Brasília (412 Sul). O evento contará com uma sessão de autógrafos com Kyas Imani e uma roda de conversa intitulada “Como fortalecer nossa criança negra interior e as crianças negras ao nosso redor?”, com a participação de Kyas Imani, Andresa Rodrigues e Nanda Fer Pimenta, sob mediação de Dlaman Kobina.

A conversa abordará temas como autoestima, identidade e o papel fundamental da educação na construção de uma consciência racial positiva para as crianças negras

Além disso, os participantes vivenciarão uma experiência única interagindo com os jogos da AMANDLA e aprofundando seu conhecimento sobre história e cultura africana, em um momento de aprendizado e diversão. O evento oferece a oportunidade de refletir sobre a formação emocional das crianças negras, valorizar a literatura negra infantil e contribuir para um futuro mais inclusivo e empoderado. A entrada é gratuita.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano