Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Jornalista negra cria rádio online de samba e alcança mais de 29 milhões de acessos

28 de novembro de 2019

Rádio online está no ar desde 2018 e é especializada na cultura afro-brasileira

Texto / Lucas Veloso e Nataly Simões | Edição / Pedro Borges | Imagem / Acervo Pessoal

Criada pela jornalista e radialista Claudia Alexandre, a rádio online BR Brasil Show, especializada em samba e cultura afro-brasileira, alcançou mais de 29 milhões de acessos desde que foi ao ar pela primeira vez, em setembro de 2018.

A informação é da plataforma Similar Web, responsável pela análise de tráfego de sites. O número vai de encontro aos dados de uma pesquisa elaborada pela agência Hello Research, que aponta o samba como o gênero preferido de 24% dos brasileiros ouvintes de música diariamente.

Para acompanhar o avanço da rádio online, recentemente o estúdio onde é produzida a programação migrou para o Bar Samba, na Vila Madalena.

De acordo com Claudia Alexandre, o objetivo é dar ainda mais dinamismo à rádio e estar em um espaço que é a cara do ritmo musical afro-brasileiro. “Esse lugar também tem o DNA do samba e é ideal para a nossa nova programação”, conta a idealizadora da rádio online.

A BR Brasil Show também ganhou uma nova identidade visual para representar as transformações que o projeto teve no último ano. As letras orgânicas e arredondadas foram substituídas por um desenho mais geométrico e moderno.

No logo, as marcas digitais coloridas reafirmam a ideia de que o samba chegou ao mundo digital sem perder a identidade.

Tradição e reinvenção

Em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemorado em 2 de dezembro, Claudia Alexandre participará do fórum “Influência e Impacto das Mídias Digitais na Arte e na Cultura Brasileira”, no dia 5 de dezembro, no centro de São Paulo.

O objetivo é debater como as plataformas digitais influenciam e impactam a arte e as identidades culturais brasileiros. Dentro do contexto de inovação, o evento gratuito deve lançar um olhar para o samba e sua relação com o universo digital.

A criadora da rádio online BR Brasil Show estará à frente do painel sobre o samba nas plataformas digitais e de um talk show musical com o encontro de gerações do samba.

Entre diversos nomes, também participam André Machado, carnavalesco da Escola de Samba Rosas de Ouro, que apresentará o samba enredo “Tempos Modernos” de 2020; Salgadinho, cantor, compositor e arranjador musical; e Margareth Valentim, idealizadora do Quintal dos Prettos, realizado mensalmente na Zona Leste de São Paulo.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 152

EP 151

Cotidiano