O Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira anunciou os indicados de sua 32° edição em uma cerimônia realizada no Museu de Arte de São Paulo (MASP). A premiação associada tradicionalmente à MPB amplia neste ano suas categorias para contemplar artistas de diversos gêneros musicais, celebrando a diversidade da cena musical brasileira.
A cerimônia de anúncio dos indicados ao prêmio ocorreu nesta quarta-feira (9) e contou com apresentações de artistas como Jota.Pê e Agnes Nunes. Ao todo, artistas concorrem em 18 categorias, que abrangem diferentes gêneros musicais e reconhecem projetos audiovisuais, músicas em língua estrangeira e artistas revelação.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Em publicação no Instagram, Jota.Pê agradeceu pelas indicações. Ele concorre nas categorias de lançamento e artista do MPB pelo disco “Se meu peito fosse o mundo” , vencedor de três Grammys Latinos.
Entre os destaques da categoria Pop está Liniker, indicada pelo álbum “Caju“, fenômeno com turnês de sucesso desde 2024.
Também concorrem na mesma categoria Melly, com o disco “Amaríssima”; o trio fluminense Os Garotin, com “Os Garotin de São Gonçalo“; e Tássia Reis, com seu mais recente trabalho, “Topo da Minha Cabeça”.
Na categoria Samba, Alcione está entre uma das cinco indicadas com a música “Marra de Feroz” , lançada em julho do ano passado. Ícone do gênero, a cantora já acumula 21 prêmios ao longo de sua carreira.
A cerimônia de premiação está marcada para o dia 4 de junho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e irá reconhecer 31 artistas em diferentes categorias.
Confira os artistas negros indicados:
Alaíde Costa
Jota.Pê
Emicida
Mv Bill
Criolo
BNegão
Duquesa
Samba de Coco Raízes de Arcoverde
Dona Onete
Nubia
Liniker
Melly
Os Garotin
Tássia Reis
Jorge Aragão
Mart’nália
Alcione
Martinho da Vila
Deize Tigrona
MC Kevin o Chris
Torya
Sued Nunes
Joyce Alane
Iza
Black Pantera