PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mostra ‘A Casa Carioca é Suburbana’ tem últimos dias para visitação no Rio

Exposição traz elementos audiovisuais que fazem parte da identidade dos moradores da Zona Norte do Rio
Visitante em frente a obra Bomb Frufru.

Visitante em frente a obra Bomb Frufru.

— BERRO INC

28 de novembro de 2024

Em exibição no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, a mostra “A Casa Carioca é Suburbana”, primeira individual da artista e sampleadora visual Amora, encerra neste sábado (30). Segundo estimativas da organização, a exposição foi visitada por mais de 1,5 mil pessoas e recebeu grupos de escolas municipais e outras instituições públicas de pesquisa e cultura.

Fruto da pesquisa de uma vida, “A Casa Carioca é Suburbana” mexeu com o imaginário afetivo dos cariocas por trazer instalações, fotografias e elementos audiovisuais que fazem parte da identidade dos moradores da Zona Norte do Rio. Alguns itens que remetem ao universo da mostra, como chaveiros, ecobags, saquinhos de São Cosme Damião, e até um item que é a versão mini de uma das obras da exposição, são memorabilias que estão à venda na loja online de Amora.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O projeto foi contemplado pelo edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura carioca, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura, e teve apoio da Better Drinks.

A artista

Indicada ao Prêmio Pipa de 2024, a artista carioca Amora utiliza em seu processo artístico todo tipo de material que consome e vivencia, com o objetivo de estudá-lo para a criação de algo “novo”, mas que ainda assim reverencie o originário, como forma de memória. Tem no cotidiano suburbano, negritude, cultura black e hip-hop suas principais fontes de interesse, trabalhando com grafite, ilustração, colagem, vídeo e animação.  

Amora gosta de misturar e experimentar diferentes mídias e tecnologias,  sendo a maior parte de sua produção digital, com exceção do graffiti, onde reconhece na rua um meio democrático de comunicação, fazendo uso do espaço público como plataforma para sua mensagem. Já trabalhou com marcas como Cartoon Network, Google, Redley, Companhia das Letras e Clube Social.

Serviço

Exibição: Até sábado, 30 de novembro de 2024

Horário de funcionamento: terça-feira a sábado, das 12 às 19h

Local: Centro Cultural Correios | Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro, Rio de Janeiro

Entrada gratuita

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano