PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mostra sobre línguas africanas no Museu da Língua Portuguesa conquista prêmio de arquitetura

Exposição temporária que celebra influências africanas no português brasileiro é reconhecida pelo IABsp e amplia o protagonismo do Museu em ações culturais e sociais
Registro da exposição "Línguas africanas que fazem o Brasil", em exibição no Museu da Língua Portuguesa.

Foto: Divulgação/Guilherme Sai

10 de janeiro de 2025

A exposição “Línguas africanas que fazem o Brasil”, em cartaz no Museu da Língua Portuguesa até 9 de fevereiro, foi premiada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – São Paulo (IABsp) na categoria Arquitetura Efêmera Eixo II – Interiores e Design da 26ª Premiação IABsp – 2024. 

A mostra celebra as influências de línguas africanas, como bantu, iorubá e fon, no português brasileiro e foi projetada para conectar o público a palavras, sons e significados que remetem às raízes africanas do Brasil.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Com curadoria de Tiganá Santana e expografia de Stella Tennenbaum Projetos, a exposição destaca a riqueza cultural africana por meio de obras de artistas como Aline Motta e J. Cunha, vídeos de manifestações artísticas e instalações interativas. Palavras como “exu”, “zumbi” e “acarajé” despertam reações sonoras em uma das experiências mais marcantes da mostra.

Reconhecimento nacional e internacional

O prêmio do IABsp integra uma sequência de reconhecimentos ao Museu da Língua Portuguesa, que também foi premiado no 14º Prêmio Brasileiro de Design. A exposição Essa nossa canção foi laureada com medalha de Ouro na categoria Design de Ambientes – Instalações e Exposições, destacando um móbile interativo que simbolizava vocalizações das músicas brasileiras.

Além das premiações, o Museu foi agraciado com dois selos de Direitos Humanos e Diversidade da Prefeitura de São Paulo, por projetos como o “Luz na Tela” e a iniciativa “Convivência É de Lei”. O IDBrasil, gestor do Museu, também recebeu o selo Igualdade Racial por manter mais de 40% de pessoas negras em sua equipe.

Serviço

Exposição temporária “Línguas africanas que fazem o Brasil”  

Quando: até 9 de fevereiro  

Horário: de terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)

Onde: Museu da Língua Portuguesa – Praça da Luz, s/nº – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo (SP)


Os ingressos para a exposição estão disponíveis para compra no link.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano