PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

‘O Colorido Negro’: artistas retratam ancestralidade africana em exposição

Mostra destaca trabalhos de Lóis Gonçalves, David Cardoso e Adeyinka Olaiya no espaço Heróis de 32
Registro da mostra "O Colorido Negro", em exposição na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, com obras dos artistas Lóis Gonçalves, David Cardoso e Adeyinka Olaiya.

Foto: Reprodução/Alesp

22 de agosto de 2024

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebe a exposição “O Colorido Negro”, uma mostra que celebra a cultura, mitologia e ancestralidade africana e afro-brasileira. As obras, expostas no espaço Heróis de 32, são assinadas pelos artistas brasileiros Lóis Gonçalves e David Cardoso, além do nigeriano Adeyinka Olaiya, todos membros do projeto Ilê Ajê, um movimento dedicado à promoção da arte e cultura africanas.

A exposição “O Colorido Negro” apresenta trabalhos que exploram diversas facetas da ancestralidade africana. Lóis Gonçalves, reconhecido por ser o primeiro brasileiro incluído no Guinness Book, é também ilustrador e artista. Em suas obras, ele retrata personalidades negras de diferentes gerações e áreas de atuação, como Carolina de Jesus, Djavan, Dandara dos Palmares e Mano Brown, com o uso de uma paleta multicolorida que destaca a riqueza da cultura preta.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

David Cardoso, artista plástico de Presidente Prudente, no interior de São Paulo, contribui com painéis intitulados “Tapeçaria”. Utilizando cartolina e barbante, Cardoso cria cenários que evocam elementos típicos da cultura afro-brasileira e refletem a conexão profunda entre a arte e as tradições africanas.

Adeyinka Olaiya, nigeriano da etnia Iorubá e doutorando em Artes e Literatura pela Faculdade Febráica, na Bahia, traz à mostra uma mistura de elementos abstratos e figurativos. Suas obras, conhecidas por sua grande variedade de cores, já foram expostas em galerias e museus ao redor do mundo, refletindo sua visão única sobre a cultura e identidade africanas.

Parte da mostra pode ser conferida em uma galeria on-line disponibilizada pelos organizadores.

Serviço

Exposição “O Colorido Negro”

Quando: até o dia 30 de agosto
Onde: Espaço Heróis de 32 – Térreo – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Moema (SP)

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano