Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Influência contemporânea de Carolina de Jesus é destaque em mostra de Salvador

"Carolinas" conecta obras de jovens artistas baianas a uma das artistas mais relevantes do Brasil
Imagem mostra a escritora Carolina Maria de Jesus.

Foto: Instituto Moreira Salles

3 de março de 2024

A Caixa Cultural Salvador apresenta a exposição “Carolinas”, em homenagem a uma das artistas mais relevantes do Brasil, Carolina Maria de Jesus. A mostra destaca a contribuição literária da escritora e como suas obras influenciaram as artes brasileiras. A exibição fica em cartaz até 28 de março.

Inspirada nos livros “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada” e “Casa de Alvenaria: Osasco e Santana”, a exposição reúne obras de múltiplas técnicas e elementos, como instalações, pinturas, fotografias, esculturas, cerâmicas, bordados, slam e vídeo-performance.

Ao longo da mostra, os visitantes vão se deparar com diferentes temas presentes no trabalho de Carolina de Jesus, como racismo, desigualdade social, empoderamento feminino, vida comunitária e a busca por dignidade e justiça social. 

A proposta é que o público possa contemplar o modo como a artista abordou essas questões em suas obras, que servem de inspiração para as novas gerações de artistas em várias formas de expressão.

Para retratar a influência de Carolina de Jesus na atual produção cultural da Bahia, foram convidadas 15 artistas negras baianas, de diversas expressões artísticas, para participar da exibição como “Carolinas contemporâneas”.

Com curadoria da cineasta e gestora cultural Cintia Maria, diretora do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira, a exposição apresenta fotos, manuscritos, provérbios e representações dos objetos do cotidiano de Carolina conectadas com as obras das jovens artistas baianas.

A mostra inclui ainda ações interativas, nas quais o público pode receber pensamentos de Carolina e compartilhar suas próprias histórias e impressões sobre a exposição, que se encerra com uma projeção mapeada, fazendo referência à última casa onde Carolina de Jesus viveu. 

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano