PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Pela primeira vez, música africana será categoria no Grammy; conheça artistas indicados

Ao todo, cinco artistas de países africanos compõem a lista de indicados
A imagem mostra as duas cantoras indicadas ao prêmio de “Melhor Performance de Música Africana” no Grammy 2024.

A imagem mostra as duas cantoras indicadas ao prêmio de “Melhor Performance de Música Africana” no Grammy 2024.

— Divulgação/Redes sociais

29 de janeiro de 2024

Afrobeat, Afro-House, Kizomba, Afro-pop são alguns dos gêneros que compõem a nova categoria musical do Grammy e passam a valer a partir deste ano. Os nigerianos Rema e Burna Boy, e a sul-africana Tyla são destaques da “Melhor Performance de Música Africana”, uma das três novas divisões da premiação que acontece em 4 de fevereiro, em Los Angeles, nos Estados Unidos. 

A nova categoria de música africana mistura gêneros mais comuns como R&B e o Rap com batidas e diferentes línguas. O Kpanlogo, por exemplo, é uma versão ganesa do rock n’ roll dos anos 1950. O Fuji é um estilo nigeriano cantado na língua Yorubá e influenciado pela música das celebrações muçulmanas. 
O Ndombolo, gênero oriundo do Congo com forte percussão e rumba, dá origem ao kuduro. O Afrobeat — que não é o mesmo gênero dos afrobeats atuais —, nasceu na Nigéria e mescla ritmos locais e jazz americano. Fela Kuti é o representante mais conhecido do ritmo.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Indicados ao Grammy

O primeiro ano da categoria que celebra a música africana tem cinco artistas indicados: 

  • Asake e Olamide fazem um feat na música “Amapiano”, indicada ao prêmio. Os artistas nigerianos contribuem no cenário afrobeats.
  • Burna Boy é outro nigeriano na lista de indicados com a música “City Boy”, lançada em agosto de 2023 e que já soma mais de 60 milhões de plays no YouTube. 
  • Com a produção musical do sul-africano Musa Keys, um Davido foi indicado ao performar a música “Unavailable”.
  • Ayra Starr é natural do Benim e também considerada uma revelação em ascensão com sua música “Rush”.
  • E a cantora Tyla fecha a lista de indicados. Com a música “Water”, a artista da África do Sul é uma das favoritas ao prêmio.

Não estão indicados, mas vale conhecer:

  • Ivandro é um músico luso-angolano e referência de canções românticas no ritmo Kizomba.
  • Prince Kaybee canta Afro-House, um subgênero da música eletrônica com referências vindas da África continental. 
  • Afropop é o ritmo que tornou a cantora Tiwa Savage conhecida. A artista fez uma colaboração com Beyoncé no disco The Lion King: The Gift.
  • A colaboração entre Wizkid e Tems marcou a história da música nigeriana ao ser a primeira a entrar no top10 da Billboard. “Essence” foi a música oficial do norte-americano de 2021.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano