Pesquisar
Close this search box.

Larissa Luz celebra a diversidade da música negra no Carnaval de Salvador

A cantora e compositora apresenta homenagens aos blocos afros, a mulheres negras e ritmos como Rap, Reggae e Rock na festa de 2024
A cantora e compositora revisita ritmos da música negra ao longo do carnaval com o projeto "Atlênticarnaval".

Foto: Caio Lírio/Divulgação

28 de janeiro de 2024

A cantora e compositora Larissa Luz lança no Carnaval de Salvador de 2024 o projeto “Atlânticarnaval”, que promete levar para a rua uma celebração da música negra. A artista propõe com a iniciativa um circuito de palcos em diferentes espaços da festa na capital baiana, como a Praça Castro Alves, o Largo do Pelourinho e o bairro do Rio Vermelho.

A primeira apresentação do projeto acontece na sexta-feira, 9 de fevereiro, na Praça Castro Alves, com uma homenagem ao rap. Larissa convida Karol Conká para um show que explora as nuances do gênero. Também na sexta, no Largo do Pelourinho, a artista reverencia cantoras negras que marcaram a história da música, como Elza Soares, Leci Brandão, Nina Simone, Beyoncé, entre outras.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O Atlânticarnaval segue no domingo (11) com uma apresentação no projeto Donas do Som, uma iniciativa de Larissa junto com a produtora Fernanda Bezerra que busca valorizar o protagonismo feminino na folia, dentro e fora dos palcos, e chega à segunda edição em 2024. A apresentação acontece no estacionamento da Praça Castro Alves com um repertório em homenagem aos blocos afros. 

Na segunda-feira (12) no Palco Rio Vermelho, Larissa explora a relação entre o rock e a negritude. E, encerrando o Carnaval na terça-feira (13), no Largo da Tieta (Pelourinho), a artista divide o palco com o Ministereo Público em um show de Reggae. A apresentação traz um repertório de música negra brasileira e universal sobre riddins,clássicos do dub, dance hall e ska.

“A minha inspiração foi a extraordinária jornada da cultura negra ao longo dos séculos. O Atlânticarnaval explora as ondas da Afrodiáspora, navegando pelos palcos da cidade durante o Carnaval. A ideia é transcender fronteiras e conectar audiências em toda a cidade. Cada nota é uma história, cada batida é uma lembrança e cada acorde é um elo entre os continentes, unindo passados e presentes em uma harmonia única.”, afirma Larissa Luz em nota para a imprensa.

Participação com BaianaSystem

Além das apresentações do projeto Atlânticarnaval, Larissa Luz é uma das convidadas do Navio Pirata do BaianaSystem, grupo com o qual a artista tem uma relação longa. Ela participa do desfile de segunda-feira, 12, no Circuito Osmar (Campo Grande), que marca um reencontro entre a artista e a banda na folia.

“Faz anos que a gente não faz um Carnaval juntos. Eu participei de um dos primeiros anos do BaianaSystem na festa e depois a gente só se encontrou em outros momentos. Então estou bastante feliz com essa participação”, lembra a artista que, no dia 12 de janeiro, cantou junto com o Baiana no festival Universo Spanta, no Rio de Janeiro.

Serviço

09/02 – Sexta-feira

Reverência ao Rap – Convidada: Karol Conká

Praça Castro Alves

09/02 – Sexta-feira

Homenagem às mulheres negras

Largo do Pelourinho

11/02 – Domingo

Saudação aos blocos afros

Donas do Som – Estacionamento da Praça Castro Alves

12/02 – Segunda-feira

Participação Navio Pirata do BaianaSystem

Circuito Osmar – Campo Grande

12/02 – Segunda-feira

Menção ao Rock negro

Palco Rio Vermelho

13/02 – Terça-feira

Dia do Reggae! – Convidando: Ministereo Público

Largo da Tieta (Pelourinho)
Os detalhes da programação serão atualizados no Instagram de Larissa Luz.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano