Pesquisar
Close this search box.

Personalidades negras serão homenageadas com estátuas em São Paulo

Nomes como o de Lélia Gonzalez, Elza Soares e Milton Santos estão entre os selecionados via consulta à população
Imagem mostra Lélia Gonzalez, uma mulher negra com roupa e pano amarelo e preno na cabeça.

Foto: Divulgação/Projeto Lélia Gonzalez Vive

7 de dezembro de 2023

A Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo divulgou os nomes escolhidos, via consulta pública, de pessoas negras que podem ser uma das três escolhidas para serem homenageadas com estátuas permanentes na cidade. A ação fez parte das comemorações do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

Entre as 390 obras do acervo de esculturas públicas da cidade, apenas cinco faziam referência a pessoas negras. Com a definição dos nomes, serão 15 ao todo.

A consulta pública feita entre os dia 10 e 25 de novembro listou a Ialorixá Mãe Sylvia de Oxalá, a cantora Elza Soares, Chaguinhas (cabo condenado à morte que inspirou o nome de Liberdade ao bairro paulistano), a filósofa e escritora Lélia González e o geógrafo Milton Santos. 

Além deles, participaram da votação nomes como o de Abdias do Nascimento, Grande Otelo, Mussum, Dandara, Ruth de Souza, Tereza de Benguela, Laudelina de Campos Melo, Iracema de Almeida e os irmãos Rebouças.

A Prefeitura de São Paulo afirmou ter inaugurado nos últimos dois anos cinco novas estátuas de personalidades negras: o atleta olímpico Adhemar Ferreira da Silva (primeiro atleta sul-americano bicampeão olímpico em eventos individuais), a escritora Carolina Maria de Jesus (um dos principais nomes da literatura brasileira), a sambista e pioneira do carnaval paulistano Deolinda Madre (Madrinha Eunice), o baluarte do samba paulista Geraldo Filme e o ícone e vanguardista da música Itamar Assumpção.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano