Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Pesquisa mostra aumento da presença de negros em comerciais de TV

11 de setembro de 2019

Levantamento realizado pela agência de propaganda Head analisou 1.822 campanhas publicitárias veiculadas na televisão brasileira

A presença de mulheres e homens negros em comerciais de TV aumentou em 2018 no Brasil, de acordo com a pesquisa realizada pela agência Heads. Foram analisados 1.822 campanhas veiculadas na televisão brasileira.

Na primeira pesquisa realizada pela agência, em julho de 2015, o percentual de homens negros como protagonistas das campanhas era de 1%. Em Julho do ano passado, o número subiu para 11%. Entre as mulheres negras, a participação passou de 4% para 16% no mesmo período.

O levantamento também mostra que em 65% dos comerciais as mulheres têm cabelos naturais: ondulados, cacheados ou crespos.

Apesar do avanço, o mercado publicitário ainda deve percorrer um longo caminho para alcançar a equidade. Os homens e mulheres brancos são maioria nas campanhas, com 75%. As outras etnias representam 25%.

“Vemos mais diversidade, mais situações empoderadoras, mas o que a gente vem percebendo é que essas mudanças não vêm acontecendo na velocidade que se espera. E na velocidade que essas discussões estão acontecendo na sociedade”, conclui Bel Aquino, responsável pela pesquisa.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano