PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Prêmio Kindle Vozes Negras prestigia obras literárias de autores negros independentes

Primeira edição da iniciativa da Amazon e Companhia das Letras valoriza autores independentes negros, visando a inclusão e diversidade na literatura de ficção
Imagem de uma pessoa negra lendo um livro. A Amazon, em parceria com a Companhia das Letras, anunciou a primeira edição do Kindle Vozes Negras, que premiará autores e autoras negros independentes com prêmio em dinheiro e divulgação de seus trabalhos.

Imagem de uma pessoa negra lendo um livro. A Amazon, em parceria com a Companhia das Letras, anunciou a primeira edição do Kindle Vozes Negras, que premiará autores e autoras negros independentes com prêmio em dinheiro e divulgação de seus trabalhos.

— Reprodução/Amazon Brasil

13 de janeiro de 2025

A Amazon, em parceria com a Companhia das Letras, irá prestigiar autores e autoras independentes negros com o lançamento da primeira edição do Prêmio Kindle Vozes Negras. A premiação, focada em obras literárias de ficção publicadas por meio do Kindle Direct Publishing (KDP), visa valorizar a produção literária negra, trazendo mais visibilidade e inclusão para escritores autodeclarados pretos e pardos.

As inscrições para o prêmio estarão abertas a 31 de março de 2025. Para participar, os autores devem cadastrar suas obras na plataforma KDP, incluir a palavra-chave “SouVozNegra2025” e escolher a categoria “Literatura e Ficção”. O prêmio está aberto a livros escritos em português do Brasil.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Seleção e premiação

As obras inscritas para o Prêmio Kindle Vozes Negras serão avaliadas por uma comissão especializada formada por editores, escritores, críticos literários e jornalistas. Após uma análise criteriosa, dez obras serão pré-selecionadas, e os autores participarão de entrevistas conduzidas pelo KDP, pela Companhia das Letras e pela rede BEN (Black Employee Network, da Amazon).

As entrevistas buscarão compreender a trajetória literária dos autores e suas motivações para participar do prêmio. Após essa etapa, cinco finalistas serão selecionados, e uma única obra será premiada com o título.

O vencedor receberá um prêmio de R$ 35 mil como adiantamento de royalties, além de ter seu livro editado e publicado pela Companhia das Letras. Os cinco finalistas também serão contemplados com a conversão de suas obras em audiobooks produzidos pela Audible Brasil, ampliando o alcance de suas narrativas para novos públicos.


O resultado será anunciado na cerimônia de premiação, prevista para novembro de 2025. O edital e o formulário de inscrições estão disponíveis no site da Amazon.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano