PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Rael reverencia legado da cultura afro-diaspórica em novo single ‘Vem Com Tudo’

Imerso nas sonoridades do afropop e do dancehall, Rael introduz seu novo momento de carreira, com álbum previsto para o primeiro semestre de 2024
Imagem mostra um homem negro de pé e outro sentado tocando nos cabelos crespos.

Cena do videoclipe de "Vem Com Tudo", de Rael

— Alexandre Gomes

2 de novembro de 2023

As viagens que Rael fez por países da África e pela Jamaica, mais do que um passeio turístico, foram ferramentas para que o músico pudesse  entrar em contato com diferentes culturas descendentes do continente africano e, assim, recuperar parte de um passado que é marcado pelas sequelas da escravidão, como o apagamento da sua história e da sua árvore genealógica.

Nessas viagens em busca da sua ancestralidade, o cantor e compositor paulistano se aprofundou no contexto social dos locais por onde passou e acabou trazendo memórias importantes, inspiradoras e que aumentaram a sua capacidade de se conectar consigo e seus iguais. Essas lembranças, agora, servem de inspiração para o artista, que as transforma em música. 

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O resultado desse exercício começa a aparecer no novo single “Vem com Tudo”, que ganhou pinceladas do afropop, do dancehall e ainda contou com a participação especial de Gloria Groove e Tropkillaz. A canção está disponível em todas as plataformas de streaming de áudio e é acompanhada por um videoclipe, já disponível no YouTube.

“Esses lugares por quais passei têm problemas semelhantes aos do Brasil. Por lá, as pessoas estão vivas e celebrando a própria existência com alegria, tendo a dança e a música como instrumentos para isso. É como se fosse um ato de resistência”, afirma o artista. A sonoridade mescla referências ao afropop e ao dancehall, além de evidenciar a conexão diaspórica africana, que, nessa faixa, “se funde com a felicidade da música brasileira”, como  complementa Rael.

O novo single inicia um novo momento na carreira do cantor e compositor, que, após o lançamento de seu último álbum, “Capim-cidreira”, vive um período em que conseguiu superar parte dos desafios emocionais causados por uma depressão.

A música, assim como  o autoconhecimento e o autocuidado, serviram como antídoto de cura. É isso que direciona o processo criativo de Rael para os seu próximos lançamentos; ele irá se aprofundar no que há de mais sofisticado na música negra, pop, urbana contemporânea e traduzirá em uma sonoridade própria – somado às referências que ele carrega desde a sua infância,  como um jovem negro que tinha contato direto com as culturas dos bailes black e do hip hop

Rael no videoclipe de “Vem Com Tudo”. Foto: Alexandre Gomes

Foi nos bailes (durante a sua infância e adolescência), inclusive, que o artista se conectou com a sua ancestralidade, moldou a sua personalidade, se entendeu como ser humano e iniciou a jornada de reconstrução da sua auto-estima.

“Esse single é também um convite para as pessoas serem e estarem por inteiro em seus propósitos. A sociedade tenta, diariamente, nos afastar de nós mesmos. E isso adoece, sobretudo, as pessoas negras. Temos diversas maneiras de se posicionar contra isso e uma delas é a de se aquilombar entre os nossos e percebermos que não estamos só”, afirma Rael.

E complementa: “É isso que acontece nos bailes há décadas. Para nós, essas reuniões são sinônimo de corpo, mente, liberdade, pertencimento e resistência. Em uma sociedade violenta e excludente como a nossa, o baile é o espaço para  nos encontrarmos e para sermos nós mesmos”. 

Com produção musical de Rael e Tropkillaz , “Vem com Tudo” traz um videoclipe dirigido por Gabi Jacob – que parte da atmosfera de um baile na comunidade para ilustrar um espaço de encontro que estimula o pertencimento. Apesar dos desafios durante o percurso, a festa acontece em grande estilo, reunindo Rael, Gloria Groove e Tropkillaz.

“Queremos celebrar o fato de estarmos vivos, enaltecendo a liberdade e a auto-estima. E sabemos que isso é fruto de uma luta antiga e que não pode cessar”, explica o cantor.

Quando Rael fala sobre resistência e cita a música como forma de libertação, ele ressalta a importância de Gloria Groove para a construção do single. “Ela é uma artista muito completa e, quando nos juntamos, unimos também as forças das nossas lutas e das nossas crenças,  gerando um alcance ainda maior para um movimento de mudança do comportamento da sociedade. Mais do que nunca, precisamos compreender que a estrutura só será mudada se lutarmos de forma coletiva”, finaliza Rael.

Confira o videoclipe de “Vem Com Tudo”:

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano