O documentário “Reconhecidos”, uma coprodução da Cardume Filmes e Produtora Viralata, foi selecionado para a mostra Estado das Coisas, no Festival É Tudo Verdade. O maior festival de documentários da América Latina acontece de 3 a 13 de abril, no Rio de Janeiro e em São Paulo. O filme acompanha a trajetória de quatro homens negros da região metropolitana do Rio, que tiveram suas vidas bruscamente transformadas após serem acusados injustamente de crimes, com base apenas em fotografias.
Dirigida por Fernanda Amim e Micael Hocherman, com produção de Gabriel Correa e Castro, Rafael Machado, Fernanda Amim e Micael Hocherman, a obra apresenta um retrato do sistema de justiça e da sociedade brasileira, tendo como centro o reconhecimento fotográfico – um meio de prova que tem levado à condenação centenas de inocentes no Brasil.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Através de histórias reais, o filme revela erros do judiciário e propõe um debate urgente sobre racismo estrutural e institucional, ausência de reparação das vítimas e suas implicações sociais. Na tela Cláudio Júnior, Gustavo Nobre, Alberto e João Luiz, lutam para provar sua inocência e garantir sua liberdade.
Cláudio Júnior, um jovem motoboy, após ter sua foto tirada sem consentimento pela polícia aos 16 anos, foi erroneamente reconhecido por diversos crimes ao longo do tempo. Mesmo sendo inocente, acumulou 14 processos criminais, foi condenado, preso e passou cinco anos encarcerado. Mesmo tendo hoje comprovado sua inocência, ainda teme ser reconhecido novamente, pois sua foto permanece em álbuns de delegacias.
Gustavo Nobre, produtor cultural, foi condenado a quase oito anos de prisão com base exclusivamente no reconhecimento de uma foto retirada do Facebook. Apesar de provas médicas demonstrarem que ele estava impossibilitado de se locomover no dia do crime, passou 363 dias preso injustamente até ser inocentado em um julgamento apertado.
Alberto teve sua carteira roubada em um assalto e, em um erro grotesco, foi identificado como um dos criminosos com base na foto de sua habilitação. Mesmo tendo um histórico de trabalho de mais de 20 anos, sem qualquer passagem pela polícia, foi preso e quase perdeu o nascimento do próprio filho.
João Luiz, enfermeiro e pai de um menino, foi condenado por dois roubos que ocorreram no horário em que estava trabalhando em uma clínica de hemodiálise. A principal prova contra ele foi uma fotografia extraída de uma conta do Facebook desativada. Mesmo com todas as evidências a seu favor, João Luiz foi preso e teve que enfrentar uma longa batalha para provar sua inocência.
Festival É Tudo Verdade
O Festival Internacional de Documentários acontece entre os dias 3 e 13 de abril, simultaneamente em cinco salas em São Paulo e em três salas no Rio de Janeiro. Entre longas, médias e curtas-metragens, a edição de 2025 exibirá 85 produções de 30 países. A programação inclui ainda conferências, debates e sessões em streaming. A entrada é gratuita.
Exibição do documentário “Reconhecidos” no Rio de Janeiro
- Sessão na Estação Net Botafogo
Data: 5 de abril - Horário: 16h30
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo
- Sessão na Estação Net Rio
Data: 12 de abril - Horário: 18h
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 35 – Botafogo
Exibição do documentário “Reconhecidos” em São Paulo
- Sessão na Cinemateca Brasileira | Sala Grande Otelo
- Data: 8 de abril
- Horário: 19h30
- Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino
- Sessão no Instituto Moreira Sales – IMS
Data: 11 de abril - Horário: 20h30
Endereço: Avenida Paulista, 2024 – Bela Vista
As sessões do Filme “Reconhecidos” são gratuitas e os ingressos serão disponibilizados nas bilheterias 1 hora antes da exibição, sujeita à lotação.