A escola de samba Vai-Vai, reconhecida como uma das mais tradicionais e maior campeã do Carnaval de São Paulo, vai celebrar os 50 anos do hip-hop no mundo e os 40 anos no Brasil com o enredo “Capítulo 4, Versículo 3 – Da Rua e do Povo, o Hip-Hop: Um Manifesto Paulistano”. O desfile, que acontecerá no Sambódromo do Anhembi, também destaca a união entre o ritmo e o samba.
Durante a apresentação, a Casa do Hip-Hop de Diadema, considerada o primeiro espaço do gênero na América Latina, será homenageada pela sua importância para a cultura hip-hop.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Nelson Triunfo, um dos pioneiros do movimento no Brasil e fundador da Casa do Hip-Hop, será lembrado na fantasia da bateria da escola, com todos os 240 ritmistas usando perucas black power, uma marca registrada de Triunfo.
“O Vai-Vai vai contar toda a linha do tempo da cultura hip-hop, e assim como o meu pai, muitos outros artistas serão homenageados”, relata em nota Jean Triunfo, coordenador da Casa do Hip-Hop e filho de Nelson. “Vai ser um momento muito importante e muito marcante. Vai falar da luta do hip-hop como cultura de rua”, completa. Nelson e Jean desfilam à frente da bateria.
O carnavalesco do Vai-Vai, Sidnei França, destaca que o último carro alegórico faz referência aos coletivos e movimentos culturais, com destaque para a Casa do Hip Hop. “Instituições como a casa do Hip Hop dão voz a inúmeros artistas que, sem este espaço, estariam ainda mais invisibilizados. É um coletivo potente que valoriza quem veio antes e educa as novas gerações”, declara França.
Os rappers Mano Brown, Ice Blue e Edi Rock do Racionais MC’s estarão presentes no desfile no carro de som, junto do intérprete Luiz Felipe. DJ KL Jay fará parte da bateria. Nomes como Negra Li, Djonga, Dexter, Nelson Triunfo, Thaíde e entre outros estarão espalhados em carros e alas da escola de samba.
O desfile do Vai-Vai está programado para iniciar às 22h30 do sábado, 10 de fevereiro, segunda noite dos desfiles das escolas de samba do grupo especial de São Paulo.