Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Negra Li, Racionais MCs e Djonga são atrações da festa de 94 anos da Vai-Vai

O enredo da escola mistura o samba e a cultura Hip-Hop; a agremiação desfila dia 10 de fevereiro no Anhembi, em São Paulo
A imagem mostra Edi Rock, Kl Jay, Ice Blue e Mano Brown, dos Racionais MCs.

Foto: Reprodução

24 de janeiro de 2024

Para celebrar os 94 anos de existência da Vai-Vai, escola de samba de São Paulo, artistas do Hip-Hop nacional serão atrações principais da festa que celebra o aniversário da agremiação e o samba enredo para o desfile de 2024. O evento será no sábado (27), no Anhangabaú, região central da capital paulista.

Racionais MCs, Negra Li, Djonga, Dexter, Thaíde, Doce Encontro, Rappin’ Hood, Dj Fabio Rogério, Rafrou Godzilla, Di Função, Tasha e Tracie, Athalyba Man, DJ Cia e Nelson Triunfo, e a bateria Pegada de Macaco serão atrações no evento da escola.

Em 2024 a Vai-Vai apresenta o samba enredo “Capítulo 4, Versículo 3 – Da Rua e do Povo, o Hip-Hop: Um Manifesto Paulistano”. Desenvolvido pelo carnavalesco Sidnei França, o samba enredo mostra a rua como espaço de constante disputa pela arte na cidade de São Paulo, além de celebrar os 40 anos do Hip-Hop no Brasil e exaltar a cultura das margens com as principais vertentes do movimento: DJ, MC, Break e Grafite. A agremiação desfila no sábado, dia 10 de fevereiro, no desfile das escolas de samba no sambódromo do Anhembi. 

Lançada em 1994, a música Capítulo 4, Versículo 3, que baseia o samba enredo da Vai-Vai, considerada um hino para a população periférica, é um retrato que marca época e gerações do movimento cultural.

O Grêmio Recreativo Cultural e Social Escola de Samba Vai-Vai é uma das principais agremiações do Carnaval do Brasil e a maior campeã do Carnaval de São Paulo, com nove títulos como Cordão, 15 títulos do Grupo Especial e dez vice-campeonatos.

A escola tem origem em um grupo de sambistas que animavam os jogos do “Cai-Cai”, um time de várzea dos anos 1920. Vistos como arruaceiros, a “turma do Vae-Vae” foi expulsa das partidas do clube e logo depois criaram o “Bloco dos Esfarrapados”, e paralelamente, o ‘Cordão Carnavalesco e Esportivo Vae-Vae’, que foi oficializado em 1930.

Serviço

Quando: 27 de janeiro de 2024 (sábado)
Onde: Vale do Anhangabaú, a partir das 20h
Classificação: 18 anos
Ingressos no site.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano