A Alemanha terá, pela primeira vez na história, um atleta negro como porta-bandeira na Olimpíadas de Paris 2024. O nome de Dennis Schröder, armador do Brooklyn Nets, time de basquete da NBA, foi confirmado pelo Comitê Olímpico Alemão para representar a delegação do país em Paris.
O capitão da seleção de basquete foi escolhido por meio de votação pública na Alemanha, competindo com outros atletas como o atirador esportivo Christian Reitz e o tenista Alexander Zverev. Schröder será porta-bandeira junto da judoca Anna-Maria Wagner.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
“Conseguimos. Muito obrigado a todas as pessoas que votaram em mim, vocês são os melhores de todos. Poder compartilhar esse sentimento com você é incrível. O primeiro porta-bandeiras de pele negra para a Alemanha. Insano. Fizemos isso juntos, uma declaração importante! Carregarei a bandeira com o maior orgulho. Obrigado, de coração”, comemorou o atleta nas redes sociais.
Dennis Schröder comandou a seleção alemã de basquete ao bronze no Campeonato Europeu de 2022 e ao título da Copa do Mundo em 2023, enquanto Anna é bicampeã mundial de bronze por duas vezes nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.
Canoísta negro representa delegação do Brasil em Paris
Isaquias Queiroz, canoísta de velocidade, foi escolhido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) ao lado de Raquel Kochhann, jogadora de rúgbi, como porta-bandeiras da delegação nacional na cerimônia de abertura da Olimpíada de Paris. A atração será transmitida às 14h30 (no horário de Brasília), nesta sexta-feira (26).
“Tanto Isaquias quanto Raquel representam os valores olímpicos e são expoentes de excelência e respeito. São inspiração para os atletas brasileiros, e estamos todos muito satisfeitos em vê-los carregar a bandeira nacional ao longo do Rio Sena”, afirmou o Presidente do COB, Paulo Wanderley.