PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pesquisar
Close this search box.

‘Amo meu trabalho de negra’: Simone Biles rebate fala racista de Trump sobre economia

Lionel Bonaventure / AFP

Foto: Lionel Bonaventure / AFP

2 de agosto de 2024

A ginasta estadunidense Simone Biles rebateu, nesta sexta-feira (2), uma fala racista do ex-presidente republicano Donald Trump. O candidato a um novo mandato afirmou que os imigrantes estão roubando os “empregos dos negros”.

A maior estrela olímpica do país compartilhou uma publicação no X, antigo Twitter, em que o cantor Ricky Davila celebrava a medalha de ouro conquistada pela atleta na disputa final do individual geral da ginástica artística nas Olimpíadas de Paris 2024.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

“Simone Biles sendo a melhor de todas, ganhando medalhas de ouro e dominando a ginástica é seu trabalho sujo”, escreveu o artista. “Eu amo meu trabalho de negra”, disse a bicampeã olímpica, utilizando um emoji de coração preto.

Em entrevista a um painel organizado pela Associação Nacional de Jornalistas Negros (NABJ) em Chicago, na quarta-feira (31), Trump disse que os imigrantes tem roubado os empregos dos negros ao ser questionado sobre o papel desempenhado pelos estrangeiros na economia dos EUA.

“Eles estão pegando empregos de negros e estão pegando empregos de hispânicos, e vocês ainda não viram, mas verão algo que será o pior da nossa história”, afirmou.

Questionado sobre o significado do termo, o candidato à Presidência alegou que “um emprego negro é qualquer um que tenha um emprego. É isso que é. Eles estão tirando o emprego dos negros”, afirmou o republicano na tentativa de atrair eleitores negros.

Os dados também rebatem a fala racista de Trump. Segundo estudos divulgados pela NBC News, maior rede de televisão dos EUA, as estatísticas “não indicam que os imigrantes estejam preenchendo em massa funções que, de outra forma, seriam atribuídas a cidadãos americanos”.

Além disso, os afro-americanos ocupam todos os níveis de emprego, incluindo posições de liderança. Atualmente, oito empresas da Fortune 500 são administradas por executivos negros, embora essa taxa esteja muito abaixo da parcela de 14,4% da população dos negros americanos.

Ataques de Donald Tump à Kamala Harris

Jasmine Harris, diretora de mídia negra da campanha de Kamala Harris, atual vice-presidente dos Estados Unidos, rebateu os comentários de Trump, enfatizando as mentiras e ataques do ex-presidente a membros da imprensa.

“Donald Trump não só tem um histórico de menosprezar membros e homenageados da NABJ que continuam sendo pilares da imprensa negra, como também tem um histórico de atacar a mídia e trabalhar contra o papel vital que a imprensa desempenha em nossa democracia”, disse Jasmine.

Durante o painel em Chicago, Trump também realizou declarações controversas sobre Kamala Harris, nas quais acusou Harris de ter “se tornado negra” para melhorar suas chances nas próximas eleições presidenciais, em novembro.

Kamala Harris, filha de um pai jamaicano e de uma mãe indiana, é a primeira mulher negra e a primeira descendente do sul da Ásia a concorrer à presidência dos Estados Unidos.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano