O Brasil garantiu a presença em cinco finais de provas de natação dos Jogos Paralímpicos de Paris, nesta quinta-feira (5), na Arena La Défense. Em oito dias de Jogos, o país já conquistou 58 medalhas e figura em sexto lugar na classificação geral.
O primeiro brasileiro a entrar na água na busca por uma medalha será Samuel Oliveira. O paulista de 19 anos avançou para a final dos 50 metros livre da classe S5 (atletas com limitação físico-motora) com o tempo de 33s59. A disputa de medalhas será realizada a partir das 12h37.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Às 12h43, o catarinense Talisson Glock e o fluminense Daniel Xavier Mendes irão disputar a medalha nos 100 metros livre da classe S6 (atletas com limitação físico-motora). Talisson avançou para a final com o terceiro melhor tempo das eliminatórias, 1min05s76, e Daniel com o quinto melhor tempo, 1min07s16.
O destaque na natação ficou por conta da classificação de Carol Santiago para a decisão dos 100 metros peito da classe SB12 (atletas com baixa visão) com o segundo melhor tempo das classificatórias (1min19s49). A maior medalhista de ouro do Brasil disputará sua sexta, e última, medalha no maior evento esportivo a partir das 14h26 (horário de Brasília).
Já a potiguar Cecília Araújo fez o melhor tempo (30s44) das classificatórias dos 50 metros livre da classe S8 (atletas com limitação físico-motora) para chegar à decisão, que será disputada a partir das 14h56. A brasileira, que é tricampeã mundial da prova, luta por uma inédita medalha de ouro paralímpica na prova em Paris.
A última final do dia para o Brasil será no revezamento 4×50 metros medley – 20 pontos. A equipe, composta por Gabrielzinho, Lídia Cruz, Roberto Alcalde e Vitória Ribeiro, avançou para a final com o oitavo melhor tempo das eliminatórias, 2min51s48. A prova está marcada para as 15h02.