PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Breaking nas Olimpíadas: conheça as regras da modalidade que estreia em Paris

A competição deve ocorrer nos dias 9 e 10 de agosto na Place de la Concorde
O b-boy holandês Lee está entre os favoritos para subir ao pódio do breakdance nos Jogos Olímpicos de Paris.

Foto: Wang Zhao / AFP

8 de agosto de 2024

Após o sucesso nos Jogos Olímpicos da Juventude de Verão em Buenos Aires, em 2018, o breaking dance estreia nas Olimpíadas de Paris nesta sexta-feira (9). A modalidade que iniciou no Bronx, em Nova York (EUA), na década de 1970, não terá representantes brasileiros.

O anúncio, realizado em dezembro de 2023 pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, foi justificado como uma forma de “introduzir esportes que são particularmente populares entre as gerações mais jovens. E também levar em consideração a urbanização do esporte.”

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Toda a competição de breaking vai ocorrer nos dias 9 e 10 de agosto na Place de la Concorde, epicentro dos esportes urbanos durante os Jogos Olímpicos. O local também sediou as competições de BMX Freestyle, skate (park e street) e basquete 3×3.

Nas Olimpíadas de Paris, a competição será disputada por 32 atletas, sendo 16 B-Boys e 16 B-Girls que se enfrentarão em confrontos diretos nomeados como “batalhas” ou “throw downs” por praticantes da modalidade. A escolha da música será definida de forma aleatória pelo DJ.

Os dançarinos serão divididos em quatro grupos com quatro atletas em cada. Os dois “breakers” com melhor desempenho em cada grupo passam para a fase eliminatória das quartas de final.

Nesta fase, o atleta classificado em oitavo lugar lutará contra o breaker classificado em primeiro lugar, o sétimo colocado enfrenta o segundo colocado, e assim por diante. O perdedor de cada disputa da chave é eliminado e esse processo continua até as semifinais e finais.

Cada um dos competidores terá um minuto para se apresentar. Em seguida, o outro breaker “responde”, até que três disputas completas ocorram. Após a apresentação, cinco juízes realizam a avaliação dos critérios de fisicalidade, artístico e interpretação. O atleta que tiver a maior pontuação vence a batalha e pode avançar para as próximas fases.

Na sexta-feira (9), a programação para as B-Girls começará às 11h com a fase de classificação. Às 15h, terão início as quartas de final, seguidas pela semifinal às 15h45. A batalha pelo bronze está agendada para as 16h14, e a disputa pelo ouro ocorrerá às 16h23.

No sábado (10), a competição para os B-Boys começará às 11h com a fase de classificação. As quartas de final serão disputadas às 15h, e a semifinal começará às 15h45. A batalha pelo bronze está marcada para as 16h14, enquanto a disputa pelo ouro acontecerá às 16h23.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano