PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com maior fan fest do mundo, São Paulo celebra participação do Brasil nas Olimpíadas

Espaço recreativo inclui ativações esportivas e culturais, com agenda de shows de artistas como Seu Jorge, Alexandre Pires e Mart'nália
Imagem mostra dois jovens em um simulador de surf na Fan Fest em São Paulo.

Foto: Leo Barrilari/COB

22 de julho de 2024

A contagem regressiva para os Jogos Olímpicos começou de forma oficial no Brasil com o lançamento da maior fan fest do mundo em São Paulo (SP), no último sábado (20). Localizada no Parque Villa Lobos, o Festival Olímpico acontece durante todo o período das Olimpíadas, até o encerramento da competição, previsto para o dia 11 de agosto.

Com foco no torcedor, o primeiro dia de ativações no Parque Time Brasil reuniu patrocinadores oficiais e atletas embaixadores para inaugurar o espaço, idealizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em parceria com as agências Deponto e DC Set Group e a Caixa Econômica Federal. 

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

“Pensamos nesse projeto há dois anos porque nunca tivemos uma fan fest olímpica no Brasil ou no mundo”, pontuou o CEO da Agência Deponto, Daniel Pignaton, em entrevista coletiva. 

“Torcer junto é muito mais legal do que torcer sozinho. A pessoa tem contato com o esporte, descobre novos horizontes e abre o coração para o esporte. Foi por isso que criamos isso tudo. Esse é o maior projeto olímpico brasileiro após a olimpíada no Rio de Janeiro em 2016”, celebrou.

Diretor de marketing do COB, Gustavo Herbetta enfatizou à Alma Preta Jornalismo a necessidade de exaltar o trabalho do Brasil em relação aos grandes eventos esportivos e a promoção da diversidade na maior celebração do esporte no mundo.

“Não só o Comitê Olímpico Brasileiro, mas o movimento olímpico tem a diversidade como um dos grandes pilares. Quando olhamos para os valores do olimpismo, vemos que o movimento olímpico é totalmente inclusivo”, diz, ao ressaltar as políticas de políticas de inclusão da entidade.

Para Herbetta, para ser uma potência olímpica é fundamental valorizar os atletas negros. “A gente precisa sempre propiciar, no caso do país, essa oportunidade, e no caso do COB, através do surgimento desse atleta, do melhor recurso, de todos os investimentos possíveis, para que ele possa performar nessas missões representando o país, seja no continente ou no planeta, como é o caso dos Jogos Olímpicos”, completa.

A fan fest conta com simulador de surf, aulões, pontos de contato com ex-atletas olímpicos, clínicas de ginástica, skate, atletismo com diversas modalidades como arremesso de peso e salto em altura e basquete, com a presença da Janeth Arcain, medalhista olímpica pelo Brasil em 1996 e 2000, em Atlanta e Sidney.

O Parque Villa Lobos foi escolhido para o evento a fim de democratizar o acesso da torcida, conforme explica Rodrigo Matias, CEO da DC Set Group. Localizado próximo à estação da CPTM que leva o nome do equipamento, o parque recebe, em média, 1 milhão de pessoas durante as férias escolares.

“Além das pessoas acessarem a cultura esportiva e a experiência de transmissão da maior celebração de esporte no mundo, aqui a gente vai poder formar novos atletas, inspirá-los a partir de clínicas esportivas e a partir da celebração dos grandes ídolos que construíram a jornada esportiva no Brasil, muitos medalhistas olímpicos estarão aqui conosco fazendo contato com o público e contando um pouco da sua experiência e desafios como atletas de elite”,  detalha.

Entrada da fan fest no Parque Villa Lobos, em São Paulo. (Divulgação/COB)

Chances de medalha no vôlei brasileiro

Ídolo do vôlei mundial, Maurício Lima, jogador que conquistou o ouro olímpico em Barcelona (1992) e Atenas (2004), celebrou a posição de primeiro atleta embaixador a visitar o Parque Time Brasil.

Em entrevista à Alma Preta, o atleta celebrou a inauguração do espaço. “Eles estão de parabéns porque serão vivências do esporte com oficinas de diferentes modalidades, isso é muito legal quando você tem uma experiência. Fica muito mais marcado do que ter só o visual, e isso vai acontecer nesse espaço tão bacana e democrático para todo mundo”, pontuou.

Questionado sobre as medalhas que o vôlei brasileiro pode conquistar, Marcelo demonstrou otimismo. “Eu acho que vem medalha sim, a torcida é muito grande, o Brasil com certeza está entre os grandes favoritos ao título. No masculino, a gente torce muito pelo Ricardo Lucarelli, ele é um cara que dá um equilíbrio muito grande ao time. No feminino, acho que o grande diferencial para vencer vai ser o conjunto. Se todas jogarem bem, o Brasil dificilmente será superado.”

Lucarelli também está entre os favoritos do público do Festival Olímpico. Para Jhonathan, estudante de programação, é exemplar a motivação do atleta que faz a sua terceira participação nos Jogos em busca do bicampeonato.

“Em alguns jogos eu vi que a seleção não estava tão motivada por conta de maus resultados em amistosos contra os Estados Unidos e Itália, e a seleção como um conjunto estava desmotivada, mas o Lucarelli, se você coloca ele em quadra, ele vai virar todas, ele vai dar um jeito, mesmo que não vire no ataque. Vai ter bloqueio, vai ter reposição boa, vai ter bloqueio independente da posição”, compartilha o “vôleifã”, como são carinhosamente chamados os admiradores da modalidade.

Parque Time Brasil

Além dos sete telões disponíveis para assistir aos Jogos Olímpicos na fan fest, o espaço conta com oito opções de restaurantes de culinárias distintas para simbolizar a conexão das diferentes culturas presentes na competição.

O valor dos ingressos para participar das ativações variam conforme o horário de entrada no Parque Time Brasil. De terça a sexta-feira, a entrada é totalmente gratuita.

Aos fins de semana, até às 14 horas, no ingresso da manhã, os ingressos estão disponíveis a partir de R$ 20. A partir deste horário, o ingresso mais barato sai por R$ 30. Quem comprar o ingresso da manhã pode permanecer na arena durante todo o dia.

Serviço

Festival Olímpico Parque Time Brasil

Período: 20 de julho a 11 de agosto

Horário: de terça a domingo das 10h às 19h – aos finais de semana das 10h às 22h

Excepcionalmente dias 10 e 11/08 das 08h às 22h

Endereço: Parque Villa-Lobos – Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros, São Paulo

Classificação Livre. Menores de 16 anos, somente poderão entrar acompanhados dos pais ou responsáveis legais

Ingressos disponíveis no site Ticket Master.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano