PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pesquisar
Close this search box.

Entenda o que é considerado ‘doping’ nos Jogos Olímpicos de Paris

Esportistas do atletismo brasileiro cumpriram requisitos para serem convocados, mas não realizaram testes de doping a tempo; conheça as normas
Hormônios, anabolizantes e estimulantes são considerados doping.

Foto: Think Stock

23 de julho de 2024

Três atletas brasileiros – Hygor Gabriel (revezamento 4x100m), Max Batista (marcha atlética) e Lívia Avancini (arremesso de peso) –, chegarão a Paris nesta terça-feira (23) para tentar obter a liberação para participar dos Jogos Olímpicos, segundo informações oficiais da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Embora tenham alcançado os critérios para a vaga olímpica, os três atletas não foram convocados, pois não haviam passado por pelo menos três testes antidoping, cada um, em exames feitos fora de competição, com um intervalo mínimo de 21 dias.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Essa é uma exigência da World Athletics, órgão que regula as diretrizes do atletismo internacionalmente. Os testes surpresa de doping precisariam ter sido feitos entre setembro do ano passado e o último dia 4 de julho para que os atletas fossem considerados aptos a serem convocados para os Jogos.

O que é doping?

O doping é uma prática proibida nos Jogos Olímpicos, que consiste no uso de substâncias ou métodos que alteram o desempenho de um atleta, visando a obter uma vantagem injusta sobre os demais competidores. A Agência Mundial Antidoping (WADA), em tradução livre, é a entidade responsável por estabelecer as regras e regulamentações sobre o doping nos esportes.

Para os Jogos Olímpicos de 2024, a agência definiu uma lista de substâncias e métodos proibidos, que incluem estimulantes, como a cafeína e a efedrina; narcóticos, como a morfina e a codeína; e anabolizantes, como o estanozolol e a nandrolona. Outras substâncias, como hormônios, diuréticos e moduladores de crescimento também são proibidas.

Além disso, a WADA também estabeleceu regras sobre a quantidade permitida de substâncias em amostras de urina e sangue, conhecidas como “limites de detecção”. Os atletas que forem flagrados em doping durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024 estarão sujeitos a sanções, que podem incluir a desclassificação, a perda de medalhas e a suspensão de competição.

  • Caroline Nunes

    Jornalista, pós-graduada em Linguística, com MBA em Comunicação e Marketing. Candomblecista, membro da diretoria de ONG que protege mulheres caiçaras, escreve sobre violência de gênero, religiões de matriz africana e comportamento.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano