Na quarta-feira (24), a equipe da Alma Preta chegou a Paris para a cobertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O grupo de três profissionais pousou em solo francês em um voo que partiu no dia anterior do Aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo. Chegaram à capital francesa a sócia e diretora da agência Elaine Silva e os jornalistas Solon Neto e Vinícius Martins, cofundadores e também diretores da Alma Preta.
Além dos três membros que vieram do Brasil, somam-se à equipe a gerente de redes sociais, Iacy Correia, e o analista de audiência da Alma Preta, William Soriano, que moram em Marselha e Londres, respectivamente. Os cinco permanecerão até o final das Olimpíadas hospedados em uma casa na periferia de Paris, no bairro imigrante de Montreuil, localizado na região metropolitana parisiense.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A equipe tem garantidos diversos níveis de credenciamento oficial ligados aos jogos. São credenciais do Comitê Olímpico do Brasil (COB), do Comitê Olímpico Internacional (COI) e da Prefeitura de Paris que garantem acesso a determinadas competições, centros de mídia e áreas restritas da cidade ligadas ao Jogos.
As competições já começaram, mas a abertura oficial das Olimpíadas está marcada para a sexta-feira (26), com um desfile de barcos no rio Sena com os atletas das delegações oficiais dos países.
A equipe da Alma Preta planeja uma cobertura focada na diversidade, com ênfase em atletas negros e países do chamado Sul Global, especialmente africanos e de maioria não branca. Além da equipe em Paris, a Alma Preta também tem profissionais no Brasil fazendo parte da cobertura remota.
A Alma Preta é a primeira mídia negra independente a realizar a cobertura das Olimpíadas com credenciamento oficial do COI. A cobertura é fruto de uma parceria com a Diversacom, agência de diversidade da Textual Comunicação.