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Grife baiana reinventa uniformes para os Jogos Olímpicos com coleção ‘Brasil com S’

Imagem mostra peça da coleção “Brasil com S”, produzida pela grife baiana Dendezeiro.

Foto: Divulgação / Dendezeiro

26 de julho de 2024

Após uma enxurrada de críticas aos trajes utilizados pela delegação brasileira durante a cerimônia de abertura das Olimpíadas, a grife baiana Dendezeiro lançou a coleção “Brasil com S”, como forma de tributo.

Apesar das referências ao povo brasileiro, como os bordados feitos à mão por artesãs do Rio Grande do Norte para representar a fauna e a flora do país, o público classificou o uniforme como “simplista” para a ocasião, prevista para ocorrer nesta sexta-feira (26), às 14h30 (horário de Brasília).

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Desde que os uniformes foram lançados em abril pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), a repercussão negativa sobre as peças confeccionadas pela rede varejista Riachuelo foi crescente nas redes sociais. A coleção extraoficial, por outro lado, foi prometida pela marca após a tag #uniformedendezeiro ganhar destaque no X (antigo Twitter).

No lançamento das peças, projetadas para celebrar a brasilidade de forma autêntica, a grife Dendezeiro ressaltou que “Sentir o “Brasil com S” é “mergulhar nas riquezas culturais que definem nossa identidade, explorando um universo de tradições e expressões artísticas que ecoam em nossos corações”. 

“Celebre conosco a cultura que vibra em nossas veias e deixe-se envolver pelo nosso show de brasilidade”, ressaltou o comunicado da marca de X e Hisan da Silva, que também comemorou o feito de sua companhia nas redes sociais.

“Durante anos no Brasil a moda foi vista como uma plataforma fútil e em momentos como esse a gente percebe que não é! E que para além de ser uma grande potência comercial da nação, é um dos mais importantes mobilizadores culturais e PRECISA dos designers emergentes!”, desabafou o diretor criativo e CEO da Dendezeiro.

“Que fique registrado que esse lançamento é pra deixar claro que nós conseguimos! Que o designer independente é foda e temos cacife de pra botar qualquer coisa de pé independente da adversidade. Que a Dendezeiro e tantas outras marcas e designers são FODAS, FODAS, FODAS!”, disse Hisan da Silva.

Em um dos comentários repostados pelo perfil oficial da marca baiana, a deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP) elogiou a iniciativa. “Que lindo, Dendezeiro, imaginar um Brasil que represente, nacional e internacionalmente, nossas culturas, identidades, materiais e a nossa capacidade humana única de criar”, disse a parlamentar.

“Porque quem assume o compromisso de representar o nosso país precisa necessariamente de compromisso com o que compõe o nosso País. Precisa olhar para o Brasil e ter orgulho do que vê”, finalizou Hilton.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

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