Em um jogo marcado pela expulsão de Marta ainda no primeiro tempo, a Seleção Brasileira de Futebol Feminino perdeu por 2 a 0 para a atual campeã mundial, Espanha. Com a derrota, o Brasil não depende apenas de si para avançar às quartas de final das Olimpíadas de Paris.
O primeiro tempo foi dominado pela Espanha, que manteve a posse de bola e pressionou a defesa brasileira. Aos nove minutos, Ludmila quase abriu o placar para o Brasil ao acertar a trave. A Espanha respondeu com várias investidas, mas a goleira brasileira Lorena fez boas defesas, mantendo o placar inalterado.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Aos 51 minutos, Marta foi expulsa após um lance violento, deixando o Brasil com uma jogadora a menos e complicando ainda mais a situação da equipe.
No segundo tempo, a Espanha continuou a pressionar e Athenea marcou o primeiro gol. Nos acréscimos, a artilheira Alexia fez o segundo. O Brasil tentou reagir apostando nos contra-ataques, mas a desvantagem numérica e o cansaço das jogadoras dificultaram a tarefa de igualar o placar.
O técnico Arthur Elias fez substituições tentando dar novo fôlego à equipe, mas a defesa espanhola se manteve sólida, neutralizando as tentativas brasileiras de ataque. Aos 80 minutos, o Brasil teve uma última chance com Duda Sampaio, mas a goleira espanhola Coll defendeu, garantindo a vitória da Espanha.
Com a derrota, o Brasil não conseguiu as vagas diretas para as quartas de final, que foram garantidas pelas europeias e pelo Japão. Agora, a seleção treinada por Arthur Elias precisa torcer contra algumas adversárias de outras chaves que ainda jogam hoje. Para avançar, o Brasil precisa de uma vitória dos EUA contra a Austrália ou, no máximo, um empate entre Colômbia e Canadá.
A expulsão de Marta foi um momento decisivo e emocional para a atleta e para o público. Destaque nas duas primeiras partidas, Marta deixou o campo chorando, e há a possibilidade de que este tenha sido seu último jogo pela seleção, já que antes do torneio, ela havia declarado que este deve ser seu último ano no time.