PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Olimpíadas: atacante da Espanha é alvo de racismo nas redes sociais após vitória contra Marrocos

Samu Omorodion, do Atlético de Madrid, sofre racismo após provocação a lateral marroquino Hakimi
Imagem do atacante da Espanha, Samu Omorodion, durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024, no Estádio de Bordeaux, em Bordeaux, em 30 de julho de 2024.

Foto: Philippe Lopez/AFP

6 de agosto de 2024

O atacante Samu Omorodion, do Atlético de Madrid e da seleção espanhola, foi vítima de racismo nas redes sociais após a vitória da Espanha contra Marrocos na semifinal do torneio de futebol masculino das Olimpíadas de Paris 2024. Vários comentários com emojis e referências a macacos se espalharam em seus perfis no Instagram e no X (antigo Twitter).

A polêmica começou quando Omorodion postou no X emojis de pinguins seguidos de risadas, provocando o lateral marroquino Hakimi, que costuma comemorar seus gols imitando a ave. Torcedores marroquinos não aceitaram a provocação e responderam com comentários racistas, usando emojis, imagens e gifs de macacos. O jogador apagou a postagem, mas os insultos continuaram no Instagram.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Até o momento, Omorodion e a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) não se manifestaram sobre o caso.

Espanha se classifica para final no futebol masculino

De virada, a Espanha venceu Marrocos por 2 a 1, nesta segunda-feira (5), na semifinal do torneio de futebol masculino nas Olimpíadas, realizada no estádio Vélodrome, em Marselha. A seleção marroquina saiu na frente aos 37 minutos do primeiro tempo, com Rahimi cobrando pênalti.

Na segunda etapa, a Espanha reagiu e conseguiu a virada. Fermín López empatou o jogo e Juanlu Sánchez marcou o gol da vitória.Com a vitória, a Espanha garantiu a vaga na final e enfrentará a anfitriã França na disputa pelo ouro. A decisão será na próxima sexta-feira (9), no Parque dos Príncipes, em Paris, às 13h (horário de Brasília).

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano